A segurança pública é tema de diversos debates no mundo inteiro, inspirando a criação de políticas públicas, a fundação de novas agências de segurança, fortalecimento dos agentes de segurança e o desenvolvimento de novas tecnologias. Neste contexto, existem 10 países que são considerados os mais seguros para se viver.
De acordo com o 17º Índice Global da Paz, levantamento divulgado pelo Instituto para Economia e Paz em junho desse ano, essas 10 nações cumprem vários critérios de segurança. Na avaliação, foram considerados os índices de segurança pública de cada nação, mas também o número de conflitos armados e guerras no último ano. Saiba mais informações a seguir e descubra quais são esses lugares:
Os 10 países mais seguros para se viver
1) Islândia
No primeiro lugar do ranking desde 2008, a Islândia é um país insular nórdico conhecido por paisagens naturais magníficas, além de parques nacionais, geleiras e vulcões históricos. Com pouco mais de 360 mil habitantes, também é conhecida como um dos países com habitantes mais felizes do mundo, em especial pelas taxas de segurança pública e altos índices de qualidade de vida.
2) Nova Zelândia
Formada por duas ilhas principais, a Nova Zelândia é conhecida localmente como a Terra da Longa Nuvem Branca e está em segundo lugar na lista dos 10 países mais seguros para se viver. Localizada no sudoeste do Oceano Pacífico, é um dos países mais pitorescos do mundo, com paisagens naturais sendo utilizadas em grandes obras cinematográficas, como O Senhor dos Anéis e o Hobbit.
3) Irlanda
Na terceira posição, a República da Irlanda se destaca por ser um dos destinos mais seguros da Europa. Com pouco menos de 5 milhões de habitantes, é uma das regiões que mais atrai estudantes e profissionais procurando iniciar a carreira no exterior. Além disso, é popular pela celebração do Dia de São Patrício, com muita cerveja e festividades nas ruas.
4) Dinamarca
O país escandinavo é o quarto entre os mais seguros para se viver, em especial por ser uma região extremamente desenvolvida e tecnológica. Com a modernização das atividades industriais, a Dinamarca foi uma das primeiras nações a reduzir os impactos ao meio ambiente nos setores de construção naval, eletroeletrônicos e maquinários.
5) Áustria
Localizado na Europa Central, esse é um país que possui como língua nativa o alemão. Com aproximadamente 9 milhões de habitantes, é uma das nações com a história imperial mais rica, o que é preservado até hoje por meio dos edifícios históricos. A capital Viena foi um dos principais centros do pensamento intelectual europeu no século XX.
6) Portugal
Conhecido como o novo lar dos imigrantes brasileiros, Portugal é a terra-mãe da Língua Portuguesa. Na sexta posição no ranking dos 10 países mais seguros para se viver, a nação ainda apresenta altas taxas de empregabilidade, diversos programas de bolsas de estudos para imigrantes e um extenso acervo histórico e cultural para os visitantes.
7) Eslovênia
Localizado na Europa Central, a Eslovênia é um destino não tão popular, mas que contém montanhas e lagos maravilhosos para quem decide viver ali. Nessa região, a arquitetura do século XX se mistura com o estilo barroco para formar paisagens naturais e centros urbanos dignos de uma pintura. Com quase 2,5 milhões de habitante, os altos níveis de segurança acompanham o potencial turístico.
8) República Tcheca
Também localizada na Europa Central, a República Tcheca é muito conhecida por sua capital, a cidade de Praga. Com cerca de 10 milhões de habitantes, o principal destaque são as construções barrocas, igrejas góticas e modernos prédios coloridos por todo lado. Em complemento, os níveis de segurança e beleza atraem turistas durante todo o ano.
9) Singapura
No Sudeste Asiático, a cidade-Estado de Singapura conquistou milhares de estrangeiros e está entre os países com os mais altos índices de segurança, além da tecnologia inserida em todos os cantos. Como uma cidade inteligente e desenvolvida, é conhecida como um dos Tigres Asiáticos. Apesar disso, é um destino extremamente caro para os turistas.
10) Japão
Por fim, o Japão encerra a lista dos 10 países mais seguros para se viver. No leste da Ásia, essa nação milenar une a tradição do período imperial com a modernização trazida pela tecnologia no novo século. Com 125,8 milhões de habitantes, pode não ser o lugar menos agitado e povoado para morar, mas com certeza é onde está o futuro de muitas profissões e setores da sociedade.