De acordo com especialistas em segurança de dados, carregar o celular em lugar público pode ser perigoso porque existe a possibilidade de você estar expondo os seus dados para um hacker. Em alguns locais, como cafeterias ou aeroportos, pode-se encontrar terminais de recarga que foram adulterados para acessar as informações de outros usuários.
Além disso, esse mesmo procedimento pode acontecer quando você utiliza um cabo USB que não é o seu ou conecta o dispositivo com um computador desconhecido, pois também está se colocando em uma situação vulnerável nesse processo. Felizmente, existem algumas dicas e recomendações para quando você estiver sem bateria fora de casa. Saiba mais informações a seguir:
Por que carregar o celular em lugar público é perigoso?
Segundo a empresa de segurança cibernética russa Kaspersky Lab, os celulares ficam completamente expostos quando estão conectados em pontos públicos ou desconhecidos. Nesse processo, acontece o que é chamado de “aperto de mão”, quando o telefone passa por meio do cabo informações confidenciais para o computador.
Em específico, as informações transmitidas vão desde o número de série e fabricante do aparelho até os arquivos, lista de senhas salvas, dados bancários registrados no dispositivo e afins. Como consequência do aperto de mão, é possível que o proprietário do computador ou o hacker que adulterou o ponto de carregamento consiga monitorar as atividades do aparelho.
Entre os eventos mais comuns de quem passa por esse tipo de exposição está a invasão do dispositivo por outro usuário, instalação de vírus e programas defeituosos para bloquear o acesso do proprietário, perda de arquivos e dados pessoais. Ademais, é comum que sejam baixados aplicativos sem a solicitação para poder manusear as informações mais privadas, como senhas e conta bancária.
Basicamente, esses aplicativos enganam o dispositivo porque atuam como se fosse o usuário usando o próprio aparelho, quando na realidade está havendo uma invasão. Nesse processo, as informações ficam disponíveis normalmente, sem bloqueios ou avisos de risco de segurança. Com acesso ao e-mail, pode-se redefinir todas as senhas para entrar em plataformas, incluindo o aplicativo do banco.
Nos casos mais graves, esses dados são roubados e os autores do crime solicitam o pagamento de um resgate para liberar o acesso novamente. Contudo, os especialistas apontam que é comum que os criminosos guardem uma cópia de tudo que encontraram, deixando o proprietário do aparelho em perigo constante mesmo depois da solução da situação.
Como se proteger desses ataques?
1) Proteja os seus dados
Para proteger os dados, considere acionar as funções de encriptação e autenticação em duas ou mais etapas nos aplicativos. Comumente, essas funcionalidades ficam disponíveis nos ajustes de segurança do aparelho, na sessão de configurações, mas existem plataformas que oferecem essa modalidade por conta própria.
Se preferir, procure por softwares confiáveis que realizam esse procedimento, porém, não deixe de conferir os termos de uso para entender como os seus dados serão utilizados pela empresa responsável.
2) Confie no antivírus
Algumas empresas fabricantes possuem um sistema próprio de antivírus que pode ser ativado no dispositivo, ou contratado de forma adicional como um seguro das informações de cada usuário. Ademais, existem aplicativos de segurança embutidos nos sistemas operacionais ou disponíveis nas lojas de aplicações.
Com o antivírus, é possível realizar checagens regulares da segurança no dispositivo, assim como receber alertas caso haja alguma movimentação estranha no aparelho. Acima de tudo, esse tipo de sistema deve permanecer com as notificações ligadas a todo o momento, e ficar atualizado sempre que houver uma mudança no software.
3) Considere um carregador portátil
Por via das dúvidas, o carregador portátil é um instrumento ideal para fugir dos pontos de recarga públicos e dos perigos que podem oferecer. Atualmente, as fabricantes dos aparelhos oferecem esses acessórios, garantindo a compatibilidade e segurança no carregamento por conta do cabo USB original.
Em outras situações, pode-se utilizar esse mesmo cabo para carregar em outros pontos, e alguns garantem que não haverá transferência de dados enquanto o celular estiver conectado.