De programas de TV favoritos a parentes muito queridos e nomes que fazem as listas mais populares, há muitas coisas que influenciam os pais quando se trata de escolher como os seus bebês irão se chamar. Mas a forma como o nome soa também tem um papel a desempenhar nas escolhas dos futuros pais e mães.
Embora seja um tanto subjetivo quais nomes gostamos do som, acontece que há uma certa ciência por trás da qual os nomes são considerados “bonitos” quando pronunciados em voz alta.
Os pesquisadores linguísticos que estudam a iconicidade, ou simbolismo sonoro, descobriram que algumas palavras e, portanto, alguns nomes, soam melhor aos nossos ouvidos do que outros.
Pesquisa se apoia na teoria linguística
Embora essas descobertas não sejam universais, elas podem ser usadas para oferecer algumas dicas sobre quais nomes de bebês inspiram as reações mais positivas nas pessoas.
Para a investigação, o site de presentes para bebês My 1st Years se uniu ao Dr. Bodo Winter, professor associado de linguística cognitiva da Universidade de Birmingham, para analisar centenas de nomes de bebês no Reino Unido e nos Estados Unidos para descobrir quais deles soam mais bonitos.
Esta pesquisa é baseada na teoria de que algumas palavras evocam uma reação mais positiva do que outras devido à estreita conexão entre o som e o significado de uma palavra junto com outros aspectos sensoriais, como toque e cheiro.
Nomes mais bonitos do mundo
No Reino Unido, Zayn liderou a lista como o nome masculino mais bonito, tendo subido nas listas mais populares há mais de uma década, graças ao membro do One Direction, Zayn Malik.
Jesse e Charlie estão logo atrás, enquanto muitos dos nomes de meninos na Família Real eram considerados belos sons, com Louie, William e George todos classificados entre os dez primeiros. Harry perde por pouco o top 10, classificando-se em 17º lugar entre os nomes masculinos mais bonitos do Reino Unido.
Quando se trata de nomes de meninas, a ciência considera a bela Sophia, Zoe e Rosie encabeçando a lista. Outros nomes que terminam com o som ‘e’, incluindo Sophie, Ivy e Phoebe, classificaram-se bem nas posições de quatro a seis, seguidas por Violet, Willow, Hannah e Ellie. Confira o ranking com 30 nomes femininos abaixo:
- Sophia
- Emma
- Olivia
- Ava
- Isabella
- Mia
- Charlotte
- Amelia
- Harper
- Emily
- Abigail
- Elizabeth
- Victoria
- Grace
- Aria
- Lily
- Aurora
- Elena
- Carmen
- Sofia
- Maria
- Aurora
- Jade
- Zoe
- Emilia
- Leia
- Maya
- Kira
- Noelle
- Layla
5 dicas para escolher o nome do seu bebê
1. Considere o significado e a origem
O significado e a origem de um nome podem adicionar significado e profundidade à identidade de seu filho. Você pode pesquisar os significados e origens de nomes em potencial para ver se eles combinam com você e seu parceiro. Por exemplo, você pode escolher um nome que reflita a cultura de sua família ou um nome que tenha um significado especial para você.
2. Pense em como o nome soa
O som de um nome pode fazer uma grande diferença em como ele é percebido. Você pode dizer o nome em voz alta algumas vezes para ver como ele sai.
Alguns nomes podem ser muito difíceis de pronunciar ou podem ter uma rima estranha com o sobrenome. Além disso, considere se o nome que você escolher seria fácil ou difícil para seu filho soletrar ou pronunciar quando começar a aprender a ler.
3. Considere o tamanho do nome
Um nome longo pode parecer bonito e grandioso no papel, mas pode ser complicado quando se trata de escrevê-lo e dizê-lo em voz alta. Um nome curto pode ser fácil de lembrar e fácil de dizer. Além disso, considere como o nome se encaixará no nome do meio e no sobrenome.
4. Pense no futuro
Lembre-se de que seu bebê crescerá e se tornará um adulto, e seu nome permanecerá com ele por toda a vida. Considere se o nome que você escolher será apropriado e adequado para eles à medida que crescem e potencialmente assumem uma carreira profissional.
5. Não apresse a decisão
Por fim, escolher um nome é uma grande decisão e, por isso, é importante que você tome o tempo que precisa.