Se você é o humano de um gato, já deve saber que os bichanos têm um jeitinho peculiar de agir e também de se comunicar. Por isso, é importante entender um pouco a respeito do comportamento felino e, assim, compreender melhor o que o seu gato está querendo dizer.
Para facilitar a sua convivência com o bichano que é o dono da casa, separamos algumas mensagens que estão por trás de alguns comportamentos típicos desses animais. Confira a seguir:
O que significa quando o gato começa a ronronar?
Se o seu gatinho estiver deitado em um canto e ronronando, pode saber que, além de muita fofura, esse comportamento é um sinal positivo e que indica, na maioria das vezes, que o gato está relaxado, feliz e curtindo seu momento de paz.
Ao receber carinho, o animal pode fechar os olhinhos e ronronar baixinho, não é mesmo? Esse comportamento também é positivo e significa que, além de gostar de afago, o bichano também gosta muito de você, querido humano. Pode comemorar.
O rabo do gato diz muito a respeito do humor dele, sabia?
Repare na forma como seu gato movimenta o rabo e perceba, de acordo com o contexto, que esse movimento tem muito a ver com o humor do felino. Rabo balançando rápido demais costuma indicar irritação, impaciência e até que o gato pode atacar em breve. Nesses casos, deixe o bichinho em paz e espere um pouco antes de interagir com ele novamente.
Agora, se o rabo do seu bichano estiver se movendo de forma mais lenta, isso costuma indicar empolgação e curiosidade. Manter o rabo bem reto é um sinal de tranquilidade e bom humor.
Seu gato deixa você fazer carinho na barriguinha dele?
Por instinto, os gatos (e outros animais) costumam proteger a região da barriga a todo custo, afinal é ali que estão seus órgãos e, em um cenário selvagem, o ataque de um predador na barriga do gato pode causar a sua morte.
Por isso, se o seu bichano é do tipo que adora receber carinhos e afagos na barriguinha, saiba que isso indica que, ao seu lado, ele se sente seguro o suficiente ao ponto de não precisar se proteger de perigo algum. Fofo, né?
O que significa quando o gato fica se esfregando em pessoas ou coisas?
Os gatos têm um jeito peculiar de agir e é isso que faz deles criaturas tão fofas e curiosas. Quando esses animais ficam se esfregando em alguma pessoa ou em algum objeto, esse comportamento pode demonstrar duas coisas: expressão de carinho ou demarcação de território, afinal todo esse esfrega-esfrega deixa o cheirinho do gato impregnado na pessoa ou no objeto em questão.
Seu gato adora derrubar objetos no chão?
Eis outro comportamento típico de gatos: derrubar tudo no chão, de preferência olhando fundo nos olhos de seus tutores enquanto eles pedem para que não façam isso. Essa brincadeira é comum em praticamente todos os gatos e costuma ser um indicativo de tédio — pois é, os bichanos também ficam entediados.
Se você está com dificuldades de convivência ou adaptação com um gatinho que chegou em sua casa há pouco tempo, busque ajuda de um bom adestrador. Esse profissional pode entender o comportamento específico do seu bichano e, a partir disso, propor meios de criar uma convivência positiva e saudável.
Lembre-se também de que, em casos de mudança repentina de comportamento ou se o gato ficar apático ou agressivo de uma hora para a outra, é fundamental levá-lo a um bom veterinário.