O transporte público de qualidade ainda é uma realidade distante em muitas das cidades brasileiras. Entretanto, algumas delas apresentam malha ferroviária e a presença de um sistema de metrô. Mesmo que ainda longe da necessidade atual, a presença de metrô, ou sistema de transporte sobre trilhos, é um grande adianto para a população em geral que precisa se deslocar de uma ponta a outra dos grandes centros urbanos.
Pensando na importância de um sistema de metrô, elaboramos uma matéria com os 10 maiores metrôs do Brasil. Confira a lista a seguir e veja como o país cuida da sua malha ferroviária.
10 maiores metrôs do Brasil
Uma cidade que conta com sistema de transporte sobre trilhos tem mais mobilidade do que outras que ainda não possuem. No Brasil, muitas cidades ainda não contam com um sistema desses, e isso se torna um ponto negativo para a população.
Entretanto, em algumas capitais brasileiras é possível que o cidadão se desloque a partir de um sistema de metrô ou de trens que se integram a outros tipos de transporte, facilitando a mobilidade em determinados centros.
A partir de todos esses elementos, elaboramos uma lista com os 10 maiores metrôs do Brasil. Confira a seguir:
- Metrô de Fortaleza: o primeiro metrô da lista possui 24,1 km de extensão e opera em 4 linhas e 20 estações pela cidade. Além disso, o sistema conta com integração com VLT e ônibus, dando maior mobilidade ao cidadão da capital cearense.
- Metrô de Belo Horizonte: o metrô da capital mineira tem apenas uma linha que opera em 28,2 km de extensão, com 19 estações. Fundado em 1986, o metrô de Belo Horizonte tem uma segunda linha planejada.
- Metrô de Salvador: na capital baiana, o metrô opera em 33 km de extensão, divididos em duas linhas que percorrem o caminho de 20 estações. O metrô de Salvador é responsável por transportar uma média de 350 mil passageiros por dia.
- Metrô do Recife: o Metrorec teve início em 1985, sendo operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Com extensão de 39,5 km, somam-se ao metrô mais 30 km de VLT (Veículos Leves Sobre Trilhos).
- Metrô de Brasília: o sistema de transporte da capital federal foi fundado em 1998 e opera em uma extensão de 42,38 km. São 29 estações, sendo que apenas 27 estão em funcionamento. A frota é de 32 trens, que transportam cerca de 160 mil passageiros todos os dias.
- Metrô de Porto Alegre: o sistema metroviário da capital foi inaugurado em 1985 e tem uma extensão total de 43 km de extensão. O metrô liga Porto Alegre a algumas cidades vizinhas na região metropolitana e transporta 228 mil usuários.
- Metrô do Rio de Janeiro: sua inauguração aconteceu em 1979 e atualmente o metrô do Rio de Janeiro conta com 56,5 km de extensão. Sua capacidade total suporta mais de 800 mil usuários que andam pelas três linhas disponíveis.
- Metrô de São Paulo: o maior metrô do Brasil tem 6 linhas e 104,4 km de extensão que operam na maior cidade do país desde 1974. Sua capacidade total inclui mais de 4 milhões de passageiros por dia, que transitam pelas mais de 80 estações.
- Trens Metropolitanos do Rio de Janeiro: são 8 linhas e 258 km de extensão de malha ferroviária, operada pela empresa SuperVia desde 1998. São mais de 102 estações que andam em municípios do estado e na região metropolitana da capital fluminense.
- Trens Metropolitanos de São Paulo: os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) operam em uma malha de 273 km e sete linhas que transportam cerca de 3 milhões de usuários por dia.