Nos últimos anos, uma tendência interessante tem sido observada na escolha de nomes próprios. Cada vez mais, apelidos que antes eram utilizados como formas carinhosas de se referir a alguém têm se transformado em primeiro nome. Essa mudança reflete uma evolução nas preferências dos pais e na forma como encaram a escolha dos nomes de seus filhos.
Antigamente, era comum utilizar apelidos como formas afetuosas de se referir às pessoas, mas o nome registrado oficialmente era mais formal. No entanto, a busca por nomes mais curtos, diretos e modernos tem ganhado destaque ultimamente, devido à influência da cultura pop, a valorização da individualidade e a quebra de padrões tradicionais. Veja alguns desses nomes a seguir.
20 apelidos que viraram 1° nome
- Léo (Leonardo) – Leonardo tem origem no latim e significa “leão corajoso”. Léo é um apelido carinhoso e popular para esse nome.
- Juju (Juliana) – Juliana é um nome feminino de origem latina e significa “jovem, cheia de juventude”. Juju é um apelido afetuoso e divertido usado para esse nome.
- Gui (Guilherme) – Guilherme é um nome de origem germânica que significa “protetor corajoso”. Gui é um apelido curto e popular para esse nome.
- Gabi (Gabriela) – Gabriela é um nome feminino de origem hebraica que significa “mulher de Deus”. Gabi é um apelido doce e comum para esse nome.
- Rafa (Rafaela) – Rafaela é um nome feminino de origem hebraica que significa “Deus curou”. Rafa é um apelido encurtado e carinhoso para esse nome.
- Bela (Isabela) – Isabela é uma forma feminina do nome Isabel, que tem origem hebraica e significa “Deus é juramento” ou “consagrada a Deus”. Bela é um apelido bonito e encantador para esse nome.
- Duda (Eduarda) – Eduarda é um nome feminino de origem germânica que significa “guardiã das riquezas”. Duda é um apelido carinhoso e popular para esse nome.
- Bia (Beatriz) – Beatriz é um nome feminino de origem latina que significa “aquela que traz felicidade” ou “viajante”. Bia é um apelido doce e popular para esse nome.
- Nanda (Fernanda) – Fernanda é um nome feminino de origem germânica que significa “ousada para além da audácia”. Nanda é outro apelido carinhoso e encurtado usado para esse nome.
- Tati (Tatiana) – Tatiana é um nome feminino de origem russa que significa “aquela que protege”. Tati é um apelido comum e divertido para esse nome.
- Lala (Larissa) – Larissa é um nome feminino de origem grega que significa “mulher cidadã de Lárisa”. Lala é um apelido charmoso e popular para esse nome.
- Riri (Ricardo) – Ricardo é um nome masculino de origem germânica que significa “governante poderoso”. Riri é um apelido afetuoso e descontraído usado para esse nome.
- Mari (Mariana) – Mariana é um nome feminino que pode ter origem hebraica, significando “senhora soberana” ou latina, significando “aquela que pertence ao mar”. Mari é um apelido comum e bonito para esse nome.
- Vini (Vinicius) – Vinicius é um nome masculino de origem latina e provavelmente significa “vinho”. Vini é um apelido curto e popular para esse nome.
- Carol (Carolina) – Carolina é um nome feminino de origem germânica que significa “mulher do povo”. Carol é um apelido carinhoso e comum para esse nome.
- Kaká (Carlos) – Carlos é um nome masculino de origem germânica que significa “homem do povo”. Kaká é um apelido encurtado e popular para esse nome.
- Luka (Lucas) – Lucas é um nome masculino de origem grega que significa “natural de Lucânia” ou “luminoso, iluminado”. Luka é um apelido carinhoso e descontraído usado para esse nome.
- Jô (José) – José é um nome masculino de origem hebraica que significa “Deus acrescenta” ou “aquele que acrescenta”. Jô é um apelido curto e popular para esse nome.
- Rô (Roberto) – Roberto é um nome masculino de origem germânica que significa “brilhante pela glória”. Rô é um apelido carinhoso e encurtado usado para esse nome.
- Tito (Antônio) – Antônio é um nome masculino de origem latina que significa “valioso” ou “inestimável”. Tito é um apelido curto e popular para esse nome.