Veja 9 coisas que todo concurseiro precisa fazer na sua rotina de estudos

Está querendo ser aprovado em um disputado certame? Então, conheça as nove coisas que todo concurseiro precisa fazer na sua rotina de estudos e aumente as chances de entrar para a carreira pública.

Para turbinar as possibilidades de aprovação em um certame, existem coisas que todo concurseiro precisa fazer na sua rotina de estudos. Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer uma baita diferença no seu aprendizado e te deixar mais perto de entrar para a carreira pública. Afinal de contas, a concorrência é enorme e você precisa ter um diferencial competitivo perante os outros candidatos.

continua depois da publicidade

Por isso, elaboramos essa matéria que selecionou nove coisas que todo concurseiro precisa fazer na sua rotina de estudos. Continue a leitura até o fim para conhecer quais são elas e porque devem ser incorporadas em sua fase de preparação para as provas de um certame. Mesmo que não exista uma fórmula pronta para passar em um concurso, é possível adotar alguns hábitos que podem deixar esse sonho mais perto. Confira.

Coisas que todo concurseiro precisa fazer na sua rotina de estudos

Leia também

1) Tenha atenção para o seu ambiente de aprendizagem

O concurseiro precisa estudar em um local que seja silencioso, limpo, bem iluminado, organizado, arejado, sem poluição visual e trânsito intenso de pessoas. Somente dessa forma, o seu aprendizado pode ser mais eficiente. A sua mente não pode se distrair com nada que seja irrelevante e o ambiente de estudos precisa contribuir para que isso aconteça.

2) Monte um cronograma de estudos

Outra das coisas que todo concurseiro precisa fazer na sua rotina de estudos. Para aumentar suas chances de aprovação, você precisa elaborar um cronograma de estudos que seja realista e segui-lo. Essa estratégia permite ter uma noção da quantidade de assunto que ainda falta aprender, bem como o tempo disponível até a data das provas. Dessa forma, nenhum conteúdo ficará sem ser estudado.

continua depois da publicidade

3) Elimine todas as distrações

Pensou nas coisas que todo concurseiro precisa fazer na sua rotina de estudos? As distrações são as principais inimigas de quem está estudando para um certame. Elas roubam um tempo precioso que poderia estar sendo empregado em prol do seu conhecimento. Por isso, elimine toda e qualquer distração (especialmente as digitais) que possa sabotar a sua atenção. Desligue o seu celular e desative todas as notificações da sua caixa de e-mails e das redes sociais, fechado?

4) Coisas que todo concurseiro precisa fazer na sua rotina de estudos: Revisão

Tem muito candidato por aí que acha desnecessário reservar um tempo no cronograma de estudos para fazer a revisão de conteúdo. Revisar o que você acabou de aprender pode ajudar a sua mente a reter informações novas com mais facilidade, o que aumenta a sua bagagem conceitual. Por isso, não deixe de rever tudo aquilo que estudou, combinado? A revisão deve ser diária, concurseiro.

continua depois da publicidade

5) Escolha uma técnica de estudos

Existem diversas técnicas de estudos que podem auxiliar o concurseiro a fixar as informações em sua mente. Mapas mentais, flashcards, estudo intercalado, resumos, podcasts, dentre outras opções, são metodologias que ajudam e muito a aprender. Você deve escolher uma delas e usá-la diariamente na hora que estiver estudando. Só não vale usar um método diferente a cada dia, pois isso pode deixar o seu cérebro confuso.

6) Tenha metas realistas

Outra das coisas que todo concurseiro precisa fazer na sua rotina de estudos. O candidato que vai tentar um certame precisa estabelecer metas realistas. Por que? Elas vão manter o seu foco e te motivar ainda mais a continuar estudando, caso sejam alcançadas. As metas podem ser semanais, diárias ou mensais. O mais importante é que você consiga cumpri-las à risca.

continua depois da publicidade

7) Coisas que todo concurseiro precisa fazer na sua rotina de estudos: Pausas frequentes

Não adianta se debruçar em cima dos livros e apostilas 10, 12 ou 14 horas por dia, para acelerar os estudos e sem fazer nenhuma pausa, nem mesmo para almoçar. Isso pode prejudicar o seu aprendizado, concurseiro. Lembre-se de que a nossa mente precisa de um tempo para relaxar e conseguir absorver as informações que precisa. E estudar ininterruptamente não é nada saudável, já que pode causar fadiga mental. Por isso, a cada duas horas de estudos, faça um intervalo de 15 minutos, combinado?

8) Tenha horários fixos para estudar

Tem muito concurseiro por aí que estuda cada dia em um horário diferente. O problema é que isso pode minimizar o aprendizado e deixar a sua mente confusa, já que não é todo momento que estamos produtivos. O ideal é que você tenha uma hora fixa do seu dia para estudar. Não importa se é nas primeiras horas da manhã, no calor da tarde, na escuridão da noite ou no silêncio da madrugada. Estudar sempre nos mesmos horários deixa o seu cérebro mais receptivo para absorver novas informações.

continua depois da publicidade

9) Treine, treine, treine

A última das coisas que todo concurseiro precisa fazer na sua rotina de estudos. Não adianta só estudar a teoria e não colocar os seus conhecimentos em prática. Ou seja, é preciso fazer pilhas e pilhas de exercícios, pois só eles que vão mensurar como está o seu aprendizado. Mesmo que os conceitos sejam importantes, é preciso treinar muito. Uma boa dica é resolver as questões de concursos anteriores, para se ter uma noção do nível de dificuldade dos assuntos.

Leia também

Concursos em sua
cidade