A maioria das pessoas adultas sabe muito bem que o número de amizades vai diminuindo com o passar dos anos. Os compromissos dessa fase da vida como casamento, filhos e trabalho nos leva a dar menos atenção a quem fazia parte do nosso cotidiano durante a juventude. Se você procura uma maneira de fazer novos amigos na vida adulta para vivenciar momentos de diversão com gente nova e que pode agregar valor em seu dia a dia, essa matéria selecionou sete dicas de ouro.
Continue a leitura até o fim e descubra como é possível aumentar o seu círculo de amizades, mesmo que você já tenha passado dos 30 ou 40 anos. Pequenas mudanças de comportamento podem levar o concurseiro a conquistar novos amigos e, quem sabe, até mesmo reencontrar aqueles que já fizeram parte da sua vida, para relembrar aquela doce nostalgia dos tempos do colégio. Confira.
Como fazer novos amigos na vida adulta?
1) Se dedique a esse objetivo
A primeira coisa que o concurseiro precisa ter em mente é que conquistar novas amizades exige dedicação e esforço da sua parte. Pouco adianta você ficar todo o final de semana em casa esperando o telefone tocar com aquele irrecusável convite para um almoço ou uma festa, se não tem essa mesma atitude com a pessoa que pretende se tornar amigo(a).
Dessa forma, que tal ser um pouco mais proativo? Um simples telefonema (ou uma mensagem no WhatsApp) para saber como as coisas estão ou até um convite para um café, são atitudes essenciais para se fazer novos amigos.
2) Frequentes lugares nos quais você tenha afinidade
Outra dica sobre como fazer novos amigos na vida adulta é essa. Para conhecer gente nova, o concurseiro precisa sair de casa e começar a frequentar lugares que tenha mais afinidade, pois isso pode ser um chamariz para atrair pessoas que pertençam à mesma “tribo” que a sua.
Ademais, é preciso ter disposição para vivenciar novas experiências para encontrar novos amigos. Nunca exerceu o trabalho voluntário? É hora de se arriscar. Que tal começar a praticar uma nova modalidade esportiva em grupo? Sabe aquele museu da sua cidade que você nunca foi? Esse pode ser um excelente lugar para conhecer outras pessoas.
3) Como fazer novos amigos na vida adulta: Sorria mais
Não restam dúvidas de que um sorriso espontâneo pode ser marcante, abrir portas e passar a impressão de que o concurseiro é uma pessoa de bem com a vida. Quem é sorridente consegue transmitir a sensação de que é alguém interessante, positivo e simpático.
O sorriso ainda influencia até mesmo o estado emocional e fisiológico de outras pessoas. Por isso, concurseiro, não economize nos sorrisos, já que eles podem ser contagiantes e dar mais confiança para fazer novos amigos em sua vida. Estar sempre ao lado de uma pessoa sorridente não tem preço.
4) Tente resgatar as amizades do passado
Essa dica sobre como fazer novos amigos na vida adulta também costuma funcionar. Sabe aquele velho amigo dos tempos do Ensino Médio que era bastante próximo, mas que você acabou perdendo o contato por ter tomado um caminho diferente do dele? Pois é. É hora de pegar o telefone e resgatar essa amizade, concurseiro.
Pergunte como ele está ou marque um encontro para colocar o papo em dia. Mesmo que agora vocês estejam em momentos diferentes da vida, reserve um tempinho para ter uma conversa agradável e relembrar fatos do passado com uma pessoa que conhece há vários anos e tão bem, não é verdade?
5) Conheça outras pessoas por meio das amizades atuais
O concurseiro também pode usar os seus relacionamentos atuais para conhecer outras pessoas. Como? Uma boa dica é organizar um almoço no final de semana com os amigos mais próximos e pedir que cada um deles leve uma outra pessoa. Como são todos conhecidos, as chances de você estreitar a relação com alguém podem ser grandes.
Outra sugestão é o concurseiro pedir para que um amigo o inclua em eventos que ele tem o costume de participar com outras pessoas que não fazem parte do seu círculo de amizades. O ser humano é sociável, e essa característica é que o faz conquistar vários amigos ao longo da vida.
6) Como fazer novos amigos na vida adulta: Seja autêntico e sincero
A palavra mágica para conquistar novas amizades é: confiança. Mas para que ela chegue em seu ápice, o concurseiro precisa ser uma pessoa autêntica e sincera, em todos os aspectos. Por isso, seja você mesmo a todos os momentos e mantenha sempre a sua autenticidade em relação aos seus sentimentos, atitudes e opiniões.
Essas habilidades podem dar um toque especial à amizade recém-conquistada. Afinal de contas, saber que podemos confiar em um amigo especial que conhecemos há pouco tempo, pode deixar a relação de ambos única e cada vez mais forte.
7) A tecnologia pode ser a sua aliada
O último macete sobre como fazer novos amigos na vida adulta. Se manter ativo nas redes sociais também pode aumentar as chances de conhecer gente nova ou estreitar vínculos. Milhares de pessoas no Facebook ou Instagram estão à procura de amizades sinceras e verdadeiras.
E essas plataformas digitais são uma chance de ouro para se fazer novos amigos. Mantenha o seu perfil sempre atualizado e não deixe de acessá-las com frequência. Afinal, sempre tem alguém que também procura o mesmo que você, certo?