O sucesso profissional deixou de depender somente do conhecimento técnico há muitos anos. Mesmo que tal detalhe seja muito valioso, uma formação específica já está deixando de ser o único aspecto fundamental do perfil dos trabalhadores, e a tendência é continuar assim. Afinal, hoje em dia, já existem outras habilidades que são tão valorizadas quanto a competência técnica, e muitas delas são a chave para o crescimento na carreira.
Ao contratar novos funcionários, o mercado profissional vai muito além das exigências mais simples, o que é o caso dos fundamentos técnicos. Com o aumento substancial de trabalhadores, tais fatores tornaram-se nada além de requisitos básicos para uma vaga, já que a inconstância e as inovações do mundo do trabalho diversificaram as exigências de empregadores.
Atualmente, dedicar certo tempo para desenvolver aptidões comportamentais, emocionais e sociais, por exemplo, é tão importante quanto ter habilidades específicas. Para entender melhor sobre o assunto, confira abaixo quais delas podem garantir o sucesso profissional hoje e sempre.
5 habilidades para ter sucesso profissional sempre
1. Paciência
As pessoas pacientes ganham um verdadeiro destaque no mundo profissional, principalmente por sua capacidade de esperar sem maiores agitações emocionais. A paciência ajuda a melhorar os relacionamentos, com ênfase em indivíduos difíceis de lidar, ou para aguentar a pressão de um projeto ou evento corporativo.
Ao tomar decisões, ter paciência pode melhorar o processo, reduzindo as probabilidades de prejuízo. Afinal, o procedimento é analisado com calma e cuidado antes que qualquer decisão seja anunciada.
2. Criatividade
Hoje em dia, é fato que o mercado vive um momento de saturação de empreendimentos semelhantes. Isso faz com que profissionais criativos sejam cada vez mais necessários em muitas áreas, já que um indivíduo com criatividade é inovador e inspirador, podendo revolucionar o sistema operacional e obter sucesso profissional para toda a empresa.
A criatividade, por sua vez, vai muito além das profissões criativas, como é o caso do marketing ou da publicidade. Todo e qualquer profissional deve saber levar novas ideias para seu local de trabalho, seja para a solução de problemas, mudanças na organização, inovações e assim por diante.
3. Resiliência
O que exatamente é a resiliência? O conceito envolve a capacidade de passar por adversidades sem se abalar ou desistir. Ela é uma mistura de gestão de emoções, flexibilidade e paciência. Seres resilientes podem se adaptar a qualquer situação desagradável, ou retornar ao seu estado emocional regular sem maiores abalos.
No mundo profissional, ser resiliente é fundamental. Afinal, nunca se sabe quais imprevistos serão encontrados pelo caminho.
4. Empatia
A empatia é um conceito que traz sucesso não só profissional, mas também pessoal. Com essa habilidade, tanto os ambientes profissionais quanto o processo operacional das empresas podem ser mais eficientes. Isso porque essa é uma característica de quem se coloca no lugar do outro e entende a forma como ele se sente o que pode mudar o jogo.
Quando se trata de ter empatia no trabalho, o exercício dela é imprescindível para criar bons relacionamentos, evitando conflitos desnecessários com colegas. Isso também possibilita o crescimento profissional, seja para um chefe que olhe para seus funcionários com mais compreensão, ou para um funcionário que deve entender quais são suas dificuldades para vencê-las.
5. Coragem
Durante a jornada profissional, pode ser que muitas oportunidades surjam na vida de um indivíduo. Promoções, eventos, viagens e palestras são algumas das possibilidades. Mas para que sejam conquistadas, é preciso que ter coragem, de modo que elas possam ser aproveitadas e até mesmo multiplicadas.
A coragem faz com que as pessoas corram riscos, apresentem ideias inovadoras aos seus supervisores e liderem projetos que vão além da sua alçada, tudo para o crescimento da carreira. Um profissional corajoso sempre irá mostrar seu melhor lado para o mercado de trabalho.