Demonstrar segurança e autoconfiança no dia a dia é uma habilidade social e pessoal que pode levar anos para ser construída. Em muitos casos, especialmente quando há falta de autoconhecimento e de inteligência emocional, alguns indivíduos vivem a vida toda inseguros em relação ao convívio com outros indivíduos, seja profissionalmente, amorosamente, socialmente ou em outras esferas da vida.
A seguir, elencamos algumas das características que são comuns em pessoas que são muito inseguras de si. Confira e veja se conhece alguém assim ou se essas características fazem parte da sua vida.
5 características de pessoas muito inseguras
Perfeccionismo em excesso
Quando alguém não mostra um trabalho até que ele esteja “perfeito”, eis aí um sinal clássico de insegurança. Em primeiro lugar, precisamos entender que não existe perfeição, em nenhum aspecto.
A busca incansável pelo perfeccionismo, além de não levar a lugar algum, é extremamente nociva em aspectos emocionais, afinal o perfeccionista é alguém sempre descontente, que faz de tudo para identificar qualquer possível falha e que, por isso, acaba não se arriscando e se frustrando frequentemente.
Procrastinação
Pessoas inseguras costumam adiar tudo, deixando as coisas para a última hora ou, em momentos mais difíceis, perdendo prazos. A procrastinação, quando excessiva e presente em diversos aspectos, é responsável por uma sensação de estafa mental que, em casos extremos, pode levar a situações como burnout ou desencadear doenças como depressão e ansiedade.
Uma forma de lidar com a procrastinação é adotar medidas simples de organização, como anotações de compromissos e prazos, metas diárias de produção e recompensas por objetivos alcançados.
Não saber dizer “não”
Pessoas inseguras tendem a buscar o reconhecimento de outros indivíduos. Por isso, acabam querendo agradar todo mundo e, não raramente, paralisam quando precisam dizer “não” a algum pedido.
Lembre-se de que dizer “não” é extremamente importante e necessário na vida de absolutamente todas as pessoas. Nessas horas, sempre coloque na balança os contras e os prós relacionados à sua resposta: se for algo desnecessário e que vai impactar negativamente a sua vida de alguma forma, para que dizer “sim”?
Prepotência
Essa característica pode surpreender alguns leitores, mas a verdade é que, quando uma pessoa é muito prepotente ou faz questão de falar bem de si mesmo o tempo todo, esse pode ser um sinal de que, no fundo, esse indivíduo é extremamente inseguro.
A prepotência costuma estar relacionada com insegurança, especialmente quando a pessoa em questão ocupa cargos tidos como importantes ou superiores. Às vezes, por achar que dúvida ou insegurança em alguns aspectos são sinônimos de fraqueza, as pessoas preferem adotar uma postura arrogante e até um pouco agressiva. Que pena!
Dificuldade de expor suas ideias
Pessoas inseguras detestam ser contrariadas ou defender seus próprios ideais em público, por isso acabam não falando a respeito do que pensam ou de seus valores pessoais.
Isso é negativo porque, em algum momento da vida, seja por questões profissionais, acadêmicas, familiares, políticas, religiosas ou o que for, é inevitável que nos posicionemos e defendamos nossos valores. Se ficarmos sempre quietos, acabamos aceitando situações que não condizem com o que acreditamos.
Viu só como a insegurança afeta nossa vida de diversas maneiras? Se você se identificou com os itens listados acima e se gostaria de melhorar esses aspectos, é muito válido buscar ajuda psicoterapêutica.