Vão crescer muito: 9 profissões mais cotadas para o futuro

Conheça quais são as profissões mais cotadas para o futuro e quais são as atividades desempenhadas nesses cargos.

Com todas as mudanças que estão acontecendo na sociedade, o mercado de trabalho também está em constante adaptação. Neste contexto, existem pelo menos nove profissões mais cotadas para o futuro que vão crescer muito.

continua depois da publicidade

No geral, são carreiras associadas com as novas demandas dos consumidores, bem como as áreas emergentes. Sendo assim, tendem a se tornar ainda mais importantes, com novas oportunidades a todo o momento. Entenda a seguir.

Quais são as nove profissões que vão crescer muito no futuro?

1. Analista de Cibersegurança

Leia também

Com a crescente digitalização das instituições, empresas e organizações, a proteção dos dados tornou-se um dos pilares dos negócios. Neste ponto, é o Analista de Cibersegurança que assegura todos os processos para isso.

Em específico, é a pessoa responsável por evitar qualquer tipo de ataque ou ameaça cibernética que comprometa as informações. Assim, atua com dispositivos, redes, sistemas e até mesmo processos de organização de dados.

continua depois da publicidade

Esse gerenciamento de informações é fundamental não somente para manter a segurança, como para proteger a imagem da companhia. Como consequência, pode-se evitar uma série de gastos e danos no futuro.

2. Programador

Essa é uma das profissões mais cotadas para o futuro que estão crescendo há mais tempo. Neste contexto, os profissionais formados em Engenharia de Software, Ciência da Computação e áreas correlatas podem se dar bem.

Isso porque estão surgindo cada vez mais opções de atuação no mercado. De acordo com a área de expertise, pode-se ocupar cargos que vão desde o desenvolvimento de aplicativos até o gerenciamento de projetos variados.

continua depois da publicidade

A partir do domínio das linguagens de programação, esse profissional abre diversas portas para o seu futuro. O mais importante é continuar se atualizando nas atualizações tecnológicas.

3. Analista de privacidade

Também relacionado com a parte de gestão de informações, esse profissional está mais conectado com a parte de governança de dados. Isso porque atua nas empresas auxiliando no tratamento desse conteúdo em específico.

Portanto, é quem analisa todos os aspectos relativos aos dados sensíveis, assegurando o tratamento adequado. Mais do que minimizar riscos e vazamentos, o Analista de privacidade cria mecanismos de prevenção de conflitos.

continua depois da publicidade

Para garantir que a companhia está seguindo todos os requisitos da legislação, trabalha no chamado compliance das instituições. O compliance consiste nas ações necessárias para cumprir as normas legais e regulamentares previstas.

4. Analista de dados

A migração dos negócios para o meio digital cria um grande volume de dados que precisam ser tratados corretamente. É aí que entra o Analista de dados, pois é quem recolhe, filtra, processa e organiza as informações.

Contudo, essa organização é somente uma das atividades realizadas por esse analista, porque fornece todo o material necessário para orientar a tomada de decisões. Além de traduzir, torna os dados legíveis e de fácil compreensão.

5. Executivo de Vendas

Muito mais que um vendedor, o Executivo de Vendas é quem estabelece todas as estratégias de uma marca. Além de participar do planejamento, monitora a execução, realizando os ajustes apropriados ao longo do tempo.

Neste caso, é também quem leva resultados financeiros e de reputação para a direção, impulsionando a empresa no mercado. As atividades incluem também identificar potenciais clientes, fechar acordos e negociar com parceiros.

Diante das transformações nas relações de consumo, esse profissional atua por meio da Inteligência de Mercado para gerir as vendas.

6. Diretor de Receita

Esse cargo é um desdobramento do tradicional departamento financeiro das instituições. Basicamente, é quem supervisiona todos os procedimentos que geram receita para a empresa, desde o capital bruto até o lucro.

Por conta disso, possui uma posição estratégica na empresa, trabalhando com todos os setores simultaneamente. Partindo de um conhecimento mais amplo da operação, consegue tomar decisões bem calculadas.

Isso significa que participa de toda a definição dos planos para as operações realizadas. Sua função é, principalmente, criar um processo que traga dinheiro para a instituição.

7. Assessor de investimento

Essa é uma das profissões mais cotadas para o futuro que estão ganhando espaço no mercado. Em termos simples, o Assessor de investimento auxilia seus clientes a investir o próprio dinheiro com qualidade.

Nessa atuação, atende uma cartela de clientes nas decisões de investimento, através de uma extensa pesquisa do mercado financeiro. Ademais, ajusta as oportunidades com base no perfil de cada pessoa atendida.

Mais do que minimizar os gastos desnecessários e investimentos incorretos, é quem traduz as informações técnicas do mercado financeiro em dicas. Nesse atendimento, também participa dos lucros obtidos.

8. Gerente de Tráfego

Para que as empresas tenham sucesso no digital e consigam se diferenciar dos concorrentes, deve-se considerar a mídia paga. Ainda que o orgânico faça com que as instituições cheguem longe, é o tráfego pago que gera destaque.

Dentro dessa esteira de ações, o Gerente de Tráfego cuida de todo o planejamento, distribuição e manutenção das campanhas de anúncios pagos. As atividades ainda incluem todo o gerenciamento dos conteúdos estratégicos.

Leia também

Concursos em sua
cidade