Por causa da crise econômica que começou em 2014 e que, de lá para cá, vem assolando o Brasil, podemos perceber que até o setor público foi afetado com a redução das oportunidades de trabalho. Mas a pergunta que não quer calar é: será que ainda vale a pena estudar para concurso em 2023? A nossa resposta é sim.
Continue conosco até o final para conhecer as sete vantagens que a carreira pública oferece para quem faz parte dela. Se você ainda está em dúvida sobre direcionar os seus esforços para tentar passar nas provas de um concurso, vai se decidir após o término da leitura. Pode apostar.
Por que vale a pena estudar para concurso?
1) Estabilidade no emprego
Esse talvez seja o motivo principal que evidencia que vale a pena estudar para concurso. A pandemia da COVID-19 acabou com o emprego de milhões de brasileiros que trabalhavam na iniciativa privada, independentemente da área de atuação. Quem atua no funcionalismo público, conta com a tão sonhada estabilidade na função.
Ou seja, depois de três anos de trabalho, o servidor só poderá ser exonerado do cargo em casos de faltas graves. Por isso, se você for aprovado em qualquer concurso público, é bem provável que não precise procurar mais emprego em sua vida. E toda essa segurança financeira não tem preço.
2) Vale a pena estudar para concurso: Salários mais atrativos
O valor da remuneração média mensal paga pelo funcionalismo público costuma ser mais alto do que a recebida pelos profissionais da iniciativa privada. Em alguns casos, os salários podem ser até 70% maiores dependendo da função exercida (comparando-se as duas esferas).
Além da estabilidade no emprego, que por si só já vale qualquer sacrifício, o servidor concursado ainda vai receber um salário maior do que se trabalhasse em alguma empresa privada. Ao contrário do que algumas pessoas pensam por aí, estudar para um certame está bem longe de ser perda de tempo. Basta perguntar para quem já foi aprovado em um.
3) Benefícios exclusivos
Ainda está na dúvida se investe ou não na carreira pública? Quem faz parte do funcionalismo público recebe benefícios exclusivos aos quais os profissionais da iniciativa privada não costumam ter direito. O servidor recebe reajuste no salário de acordo com a quantidade de anos trabalhados e, dependendo do cargo exercido, também tem direito a outros benefícios.
Além dos direitos previstos na CLT, quem é aprovado em concurso público também pode receber, por exemplo, férias prêmio e um adicional no valor do salário para cada cinco anos de prestação de serviços, dentre outras regalias. Dá para encarar?
4) Aposentadoria integral
Mais um motivo que vale a pena estudar para concurso. Você sabia que, quando um servidor público se aposenta, o valor da sua aposentadoria é o mesmo do seu último salário enquanto estava na ativa? É verdade. Na iniciativa privada isso não acontece, ou seja, o valor da aposentadoria sofre uma considerável redução em relação ao salário recebido.
Por exemplo, se antes de se aposentar, o valor da sua última remuneração mensal era de R$ 7 mil, a sua aposentadoria também será esse valor. Em suma, você poderá ter o mesmo padrão de vida que tinha enquanto ainda trabalhava na área pública.
5) Vale a pena estudar para concurso: Mais qualidade de vida
Na maioria das vezes, o horário de trabalho (que geralmente é fixo) de um servidor público da área administrativa, por exemplo, lhe propicia uma qualidade de vida que milhares de profissionais que trabalham no setor privado não conseguem ter.
Além do período de férias, que podem ser de 30 dias ou até mais, horas extras não são necessárias, além dos recessos do órgão no qual presta serviço. Ponto facultativo e teletrabalho? Eles também fazem parte da vida de quem é funcionário público.
6) Não se exige experiência prévia
Se você ainda não possui nenhuma experiência profissional, a carreira pública pode ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Na iniciativa privada, as exigências são infinitamente maiores na hora de conquistar uma vaga em alguma empresa.
Desde que o candidato preencha todos os requisitos exigidos pelo edital do concurso e seja aprovado nas provas, é possível começar uma carreira pública de sucesso, mesmo que ele nunca tenha trabalhado antes na vida.
7) Oportunidades de crescimento profissional
Finalmente, o último dos motivos pelos quais vale a pena estudar para concurso. Você sabia que quem é concursado também tem chances de crescer profissionalmente? É verdade. Dependendo do tempo de casa, existe a possibilidade de acontecer uma promoção na carreira.
Por exemplo, um Advogado que trabalha em um órgão público há vários anos, pode se deparar com a possibilidade de exercer cargos superiores (por meio de uma seleção interna), dependendo da necessidade e demanda de trabalho.
Esperamos que você esteja convencido de que vale a pena estudar para concurso público. Afinal de contas, a iniciativa privada pode ser um caminho mais penoso, em todos os sentidos.