Está procurando dicas de planejamento para quem vai morar sozinho, concurseiro? Veio ao lugar certo. Continue a leitura dessa matéria que vai te dar cinco valiosos macetes sobre como se planejar para evitar maus bocados no futuro.
Dicas de planejamento para quem vai morar sozinho
1) Tenha uma boa reserva financeira
O concurseiro que está pensando em morar sozinho precisa, antes de mais nada, ter uma boa reserva em dinheiro. Vale lembrar que os gastos mensais poderão ser bem maiores, por isso, é recomendado estar financeiramente precavido, já que imprevistos podem aparecer quando menos esperamos.
2) Saiba o valor médio dos seus gastos fixos
Outra das dicas de planejamento para quem vai morar sozinho. O concurseiro precisa estar a par do valor médio dos seus gastos mensais fixos, já que eles precisam caber dentro do seu orçamento. Por isso, enumere as suas principais despesas em uma planilha. Não se esqueça de incluir os valores da alimentação e do lazer aos fins de semana, tá? Esse montante você precisa ter em mãos todos os meses.
3) Dicas de planejamento para quem vai morar sozinho: Estime as despesas variáveis
O concurseiro que pretende morar sozinho também não pode se esquecer de ter uma estimativa das despesas variáveis, que costumam aparecer quando menos se espera. Afinal de contas, o carro pode exigir uma manutenção, algum eletrodoméstico pode estragar, pode ser necessário fazer exames de saúde particulares ou até mesmo uma visita inesperada de um parente pode acontecer.
4) Planeje o seu orçamento de acordo com o seu salário
Resolveu morar sozinho, concurseiro? Lembre-se de planejar o seu orçamento mensal sempre de acordo com o valor dos seus ganhos. As suas despesas jamais podem ser maiores do que a sua receita total, caso contrário, você pode não conseguir se sustentar. De acordo com os especialistas, os gastos fixos não devem ultrapassar a metade da renda total familiar.
5) Pense estrategicamente na hora de escolher o imóvel
A última das dicas de planejamento para quem vai morar sozinho também é importante. O concurseiro precisa pensar de maneira inteligente na hora de escolher o imóvel que pretende morar. É necessário considerar a distância em relação ao cursinho preparatório ou ao local de trabalho, se o bairro tem fácil acesso, o trânsito na região, se a localização é estratégica e a presença de estabelecimentos comerciais nas proximidades.