A vírgula é um dos sinais gráficos mais importantes da Língua Portuguesa, pois indica pausas na leitura, realiza a separação de termos e afeta o sentido do texto, a fim de evitar a ambiguidade na interpretação. Nesse contexto, existem 3 dicas para saber quando isolar um termo por meio das regras e usos da vírgula.
Entender essas utilizações te auxilia a escrever textos gramaticalmente corretos, garantindo um bom desempenho nas provas de redação e questões discursivas em exames ou concursos públicos. Portanto, é importante sempre revisar esses critérios ao longo da preparação. Saiba mais informações a seguir e aprenda 3 importantes usos da vírgula.
3 dicas para saber quando isolar com a vírgula
1) Separar termos coordenados
A separação de termos coordenados prevê que a vírgula estará sendo usada para distinguir expressões que são independentes uma da outra dentro da oração. Nesse contexto, é construído uma enumeração dos itens.
Porém, a vírgula é utilizada somente nos casos em que não houver a conjunção “e” realizando a separação dos termos coordenados. Confira os exemplos para entender esse uso da vírgula:
- Fui ao mercado e comprei maçãs, bananas, laranjas e tâmaras para enfeitar a nossa mesa de refeições.
- Convidei Maria, Paula, César e Augusto para virem aqui em casa cantar parabéns para você.
- Não tenha medo de tentar, é importante experimentar, testar, errar, recomeçar e seguir aprendendo.
2) Separar conjunções adversativas
As conjunções adversativas são as palavras que unem dois elementos no enunciado, criando um sentido de oposição entre ideias. Nesse caso, é regra que a vírgula apareça após a conjunção adversativa. No entanto, se a conjunção estiver entre duas orações, poderá aparecer entre um ponto e vírgula e uma vírgula.
Outra exceção é a conjunção adversativa mas, pois é a única que não leva vírgula após a palavra, mesmo que inicie a oração. Confira esses detalhes nos exemplos a seguir:
- Eu comprei o presente, mas não consegui escrever um cartão.
- Tentei chegar cedo, porém o trânsito estava muito complicado.
- Pensei que havia agendado a consulta. Todavia, me esqueci de enviar o e-mail solicitando o horário.
- Quero sair! Porém, não sei para onde ir.
3) Isolar elementos repetidos no enunciado
Para reforçar o sentido de um termo ou torná-lo mais enfático, é comum repetir a palavra ou locução dentro da oração. No geral, esse processo é realizado com um advérbio, uma conjunção ou um adjetivo. Em todos os casos, deve-se utilizar uma vírgula entre os elementos repetidos a fim de isolá-los. Veja como funciona nos exemplos a seguir:
- Logo, logo, estou chegando.
- Já, já ficará muito tarde para você ir até a academia.
- O dia estava lindo, lindo.
Qual é a importância da vírgula?
Como citado anteriormente, a vírgula é um sinal de pontuação que marca as pausas na leitura, mas também o deslocamento de termos dentro de uma frase. Além disso, permite que o falante realize uma mudança na entonação da voz, facilitando a transmissão e a compreensão da mensagem.
A depender da maneira que for utilizada, auxilia a destacar certas partes do texto, de acordo com a intenção do autor. Assim, a maneira com que os leitores ou ouvintes entenderão o que está sendo dito é alterada, com certas partes se tornando mais importantes do que outras, por exemplo.
No uso da vírgula em vocativos, pode-se utilizar de uma estratégia para chamar a atenção do interlocutor e mantê-lo antenado ao desenvolvimento do discurso. No caso dos apostos, por sua vez, a vírgula auxilia a explicar um nome ou enumerá-lo, alterando o sentido de um termo nominal.
Quando a vírgula é adotada para suprimir a escrita de um verbo, pode-se construir frases com elipses verbais, de forma que a compreensão seja realizada por contexto e pela escuta ou leitura. Em todos os momentos, a vírgula auxilia no aperfeiçoamento dos textos e na descoberta de sentidos possíveis para o discurso.