Você já quis usar alguma expressão numa conversa de WhatsApp ou nas redes sociais, mas não sabia a forma correta de escrever? Isso é bastante comum e todo mundo passa por isso. Existem palavras na Língua Portuguesa que tem o som muito parecido, mas significam coisas completamente diferentes. Vai aqui um exemplo: “tudo sob controle” ou “tudo sobre controle”, qual é o certo?
Na hora de dizer que uma situação está controlada ou que algo está acontecendo como o previsto, muita gente usa essas expressões acima. Mas, na verdade, uma delas está errada e, por isso, não faz o menor sentido. No artigo abaixo, você vai descobrir qual é o jeito certo, o que a frase significa e o que as palavras “sob” e “sobre” querem dizer. Dê só uma olhada.
Qual o significado de “sob”? E “sobre”?
Para você saber qual é o certo entre “tudo sob controle” ou “tudo sobre controle”, é preciso entender o que cada uma dessas palavras em destaque quer dizer. A primeira coisa a se aprender aqui é que elas são preposições que indicam o lugar ou a posição de algo.
Em segundo lugar, essas palavras são antônimos. Isso significa que elas são o exato oposto uma da outra:
- Sobre = acima, em cima, no alto de algo;
- Sob = abaixo, debaixo de algo.
Vamos ver alguns exemplos práticos para você entender:
- O travesseiro está sobre a cama. = O travesseiro está em cima da cama.
- O par de sapatos está jogado sob a estante. = O par de sapatos está jogado debaixo da estante.
- O avião voa sobre os prédios. = O avião voa acima dos prédios.
- O metrô está sendo construído sob o nível das ruas. = O metrô está sendo construído abaixo do nível das ruas.
Então qual é o certo: “tudo sob controle” ou “tudo sobre controle”?
Agora que você já compreendeu o significado das palavras, vamos entender o sentido das frases. A ideia é dizer que algo ou alguma situação está controlada, ou seja, debaixo do controle de alguém, correto? Então, a maneira certa de dizer e escrever é “tudo sob controle”.
Essa expressão pode ser usada como resposta quando algo está em sua responsabilidade e uma pessoa pergunta “está tudo certo por aí?” ou “precisa de alguma ajuda?”. Se estiver tudo ocorrendo bem, dentro do planejado e você não precisar de assistência, pode responder “está tudo sob controle”. Veja alguns outros exemplos:
- Depois que o perigo passou, ficou tudo sob controle.
- Abaixem as armas! O bandido já foi pego! Está tudo sob controle!
- A comida está no forno, as bebidas geladas, a decoração pronta. Posso ir me arrumar, porque está tudo sob controle.
“Tudo sobre controle” está sempre errado?
Se você quer usar a frase no sentido de que a situação está controlada, então, sim, “tudo sobre controle” está errado. Mas se você quer dizer que alguém tem conhecimento profundo de alguma forma de controle, tudo bem usar “sobre”. Veja bem:
- Os dedetizadores sabem tudo sobre o controle de insetos em apartamentos.
- Pelé foi considerado o Rei do Futebol porque sabia tudo sobre o controle da bola.
- Médicos e cientistas estudaram muito para entender tudo sobre o controle da COVID-19.
- A Super Nanny sabe tudo sobre controle e educação de crianças.
Fez sentido para você? Agora, que você já entendeu qual é o certo entre “tudo sob controle” e “tudo sobre controle”, não vale mais errar, está bem?