A pronúncia é um dos principais elementos que alteram uma linguagem. Com a Língua Portuguesa, não é diferente. Neste contexto, você sabe qual é a forma correta de escrever o verbo trazer? É trouce, trouxe ou trousse?
Para responder essa questão e nunca mais ficar em dúvidas, é necessário conhecer mais sobre a conjugação dos verbos e diferentes tempos verbais. Desse modo, você aprende também como funcionam outras estruturas.
Qual é a forma correta de escrever o verbo trazer?
Em primeiro lugar, a forma correta é sempre trouxe, com x. Portanto, escrever trouce ou trousse está errado na Língua Portuguesa, e essas palavras não existem no Vocabulário.
Antes de mais nada, o verbo trazer é um verbo considerado irregular. Isso significa que possui alterações nos radicais e em suas terminações sempre que é conjugado.
O que acontece, na maioria das vezes, é que as formas verbais com o radical conjugado são mais difíceis de escrever. Como consequência, surgem diversos erros ortográficos.
No caso do verbo trouxe, tem-se uma conjugação do verbo trazer no pretérito perfeito do indicativo. Sendo assim, indica uma ação que é momentânea, e não frequente ou repetitiva.
Por ser um verbo no pretérito e no indicativo, o “trouxe” está escrito em um tempo e construção linguística que designa um fato que aconteceu no passado. E que também não é habitual. Veja alguns exemplos para entender:
- Ela trouxe um bolo de chocolate, e todos ficaram de olho querendo comer;
- Eu trouxe o carro para você verificar, mas sinto que algo está errado no motor;
- Pegue aquele pacote que ele trouxe para dentro de casa e descarte no lixo correto;
- Pedro me trouxe um presente porque nós brigamos ontem.
Como visto nos exemplos, o verbo indica uma ação feita pontualmente, e não algo corriqueiro. Ou seja, descrever algo que começou e acabou no passado, sem vistas de continuidade.
Traz ou trás?
Um dos motivos pelo qual as pessoas mais tem dificuldades com o verbo trazer, para além da escrita no pretérito perfeito, é a confusão entre traz e trás. Como ambas possuem o mesmo som, é fácil ficar confuso na escrita.
No geral, as duas palavras são homófonas, o que significa que possuem a mesma fonética. Basicamente, as palavras homófonas possuem uma pronúncia idêntica, mas trazem significados distintos.
Neste cenário, tanto traz quanto trás está correto, mas não possuem a mesma estrutura e utilização nas sentenças. Por um lado, traz é a conjugação do verbo trazer na terceira pessoa do presente do indicativo.
Por outro lado, a palavra trás é um advérbio de lugar. Ou seja, além de terem classificações gramaticais distintas, também se referem a coisas diferentes. Veja os exemplos para não ficar mais em dúvida:
- Ela traz um brilho no olhar que é encantador para quem a encontra;
- Pegue a minha jaqueta de trás da cadeira, você está com frio;
- Ninguém traz tantas coisas na mochila como ela;
- Não olhe para trás quando for embora, é importante ter coragem.