Depois do pai vem o avô e, depois do avô, vem o bisavô. Mas e a partir disso? Qual seria o próximo membro? É comum que as ordens do grau de parentesco causem um nó na cabeça de muitos. A dúvida do trisavô ou do tataravô, por exemplo, é uma das mais comuns dela.
Antes de mais nada, é importante entender que ambas as palavras estão corretas e são utilizadas na Língua Portuguesa. Contudo, elas não se referem à mesma geração.
Isso significa que cada uma deve ser utilizada na ordem correta, visto que uma não é sinônimo da outra. De modo que seja possível entender mais sobre o assunto, confira abaixo como trisavô e tataravô se encaixam na ordem de parentesco.
Trisavô ou tataravô?
O português é uma língua com uma gramática invejável, onde cada palavra, a depender de seu contexto, pode possuir uma outra antecedente ou consequente.
Esse é o caso de trisavô e tataravô. Como informado anteriormente, as duas existem e estão corretas, mas possuem uma ordem específica quando se trata do grau de parentesco para além do bisavô.
Enquanto muitos afirmam que o grau posterior do bisavô seja o tataravô, ou seja, seu pai, alguns dicionários como o Aurélio e o Houaiss mostram uma definição diferente, onde o trisavô seria o pai do bisavô. Veja mais abaixo:
Trisavô
O trisavô pertence à terceira geração de avós. Assim, esse seria o pai do bisavô ou da bisavó. Enquanto isso, o trisavô é o filho do tataravô.
Mesmo assim, em muitos dicionários, é comum encontrar versões diferentes, por conta da consagração de determinados termos pelo público.
Confira abaixo alguns exemplos do uso de trisavô ou trisavó em frases:
- Minha tataravó teve meu trisavô quando ainda era nova, e a gravidez foi de risco.
- Eu não conheci minha trisavó nem meu bisavô. Os pais e os avós da minha avó faleceram antes do meu nascimento.
- A criação da minha trisavó nas mãos da minha tataravó não foi fácil.
Tataravô
Já o tataravô é a forma paralela de tetravô, que seria o pai do trisavô. De qualquer forma, encontrar outras versões em definições de dicionários é comum, onde o tataravô é considerado o pai do bisavô.
Para tornar as ordens mais simples, basta considerar o tataravô como um pertencente à quarta geração de avós e o trisavô da terceira geração.
Isso significa que o tataravô, ou tetravô, é o pai do trisavô ou da trisavó. Entenda mais abaixo:
- Minha avó me contou que minha tetravó teve meu trisavô já mais velha, aos 35 anos.
- Tentei pesquisar minha árvore genealógica, mas só cheguei até minha tataravó.
- Você tem alguma foto do seu tetravô? Você deve conhecer por tataravô.
Prefixos matemáticos
A indicação das gerações de avós anteriores ao bisavô é feita por meio de prefixos matemáticos, como visto até o tetravô. A partir de então, os termos deveriam ficar assim:
- Pentavô (quinto avô);
- Hexavô (sexto avô);
- Heptavô (sétimo avô);
- Octavô (oitavo avô);
- Nonavô (nono avô);
- Decavô (décimo avô).
Mesmo que seja possível considerar nomes que possam manter a mesma construção de trisavô ou tetravô, é preciso tomar cuidado.
As palavras demonstradas acima não são dicionarizadas, muito menos foram reconhecidas no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras.
Por tal motivo, a indicação é utilizar apenas os números ordinais, junto do vocábulo avô. Assim, a partir do tataravô, vem o quinto avô, o sexto avô, o sétimo avô e assim por diante.