O travessão é um sinal de pontuação muito utilizado para iniciar falas no discurso direto. Da mesma forma, ele pode substituir a vírgula ou os parênteses em determinados casos, como orações intercaladas ou para destacar alguma parte da frase. Para fazer o uso dele, porém, é preciso entender de que forma inseri-lo, conhecendo as regras que permitem a adição do sinal em um texto.
Para narrações, o travessão pode ser uma ferramenta valiosa, assim como em outros casos onde ele possa intercalar orações e dispensar o uso da vírgula. Nesse sentido, de modo que seja possível utilizá-lo da forma correta, confira abaixo como inserir o sinal em suas produções textuais.
Travessão: como utilizar o sinal
Antes de mais nada, é preciso ter em mente que o travessão (—) e o hífen (-) são sinais diferentes. Enquanto o primeiro é um sinal de pontuação, o outro é um sinal gráfico. Maior do que o hífen, o travessão busca indicar discurso direto ou enfatizar trechos em um texto. Veja mais abaixo:
No discurso direto
Nos discursos diretos, o travessão deve ser inserido no momento em que for necessário iniciar a fala de um personagem, durante a mudança de interlocutores ou quando o sentido volta para o narrador por meio de um verbo de elocução (dizer, perguntar, responder, comentar). Confira o exemplo abaixo com “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll:
- — Gatinho de Cheshire (…) Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para ir embora daqui?
- — Isso depende muito de para onde quer ir — respondeu o Gato.
- — Para mim, acho que tanto faz… — disse a menina.
- — Nesse caso, qualquer caminho serve — afirmou o Gato.
Para dar ênfase
De forma que seja possível destacar alguma parte de uma frase, o travessão funciona para realçar uma informação a respeito de algum elemento, especialmente ao aparecer no fim dela. Veja exemplos:
- Minhas irmãs mais velhas — que de bobas nada tinham — desvendaram o plano de nosso pai rapidamente.
- Aquelas duas ali — Júlia e Renata — são as responsáveis pelo evento.
O sinal também pode ficar no lugar dos dois pontos.
- Meu tio conseguiu o que queria — enlouquecer todos dentro de casa.
- Só ele sabe do que é capaz — mudar a vida de todos ao seu redor.