Qualquer empresa, independentemente do seu nicho de atuação, precisa conseguir vender os seus produtos ou serviços para sobreviver perante os desafios do mercado e a concorrência. E uma das estratégias que costuma dar certo, desde que seja bem usada, é o Trade Marketing.
Essa matéria vai te mostrar do que se trata, qual é a função do Trade Marketing e as vantagens dessa metodologia para a sua empresa. Mesmo que cada negócio tenha uma realidade, essa técnica consegue suprir as demandas específicas de cada marca. Olha só.
O que é Trade Marketing?
Podemos dizer que é uma técnica amplamente usada por empresas do comércio varejista e que tem direcionamento para a exposição estratégica de produtos em todos os canais de vendas. Dessa maneira, os consumidores conseguem visualizar com mais facilidade, seja nas gôndolas ou prateleiras, os produtos que estão à venda.
O Trade Marketing garante mais visibilidade para um negócio e reforça o seu posicionamento de mercado. Sem essa técnica, o empreendedor pode ter mais dificuldade para descobrir os pontos de venda que podem trazer mais rentabilidade para o seu negócio ou que fazem sentido para ele, levando-se em consideração o impacto do produto em seu público-alvo.
Trata-se de uma ferramenta importante para fomentar a competitividade entre as empresas, já que as atenções estarão voltadas para o que cada marca produz e lança no mercado. Quando se fala em Trade Marketing, nos referimos a uma relação de parceria entre os produtores e distribuidores dos produtos, já que ambos precisam sair no lucro.
Para que serve o Trade Marketing?
Resumidamente, a principal função do Trade Marketing é aumentar as vendas de uma empresa. Mas para que esse objetivo seja alcançado todos os meses, é preciso que haja a exposição das mercadorias nos parceiros de vendas posicionados estrategicamente e que sejam de referência no mercado.
Outro objetivo do Trade Marketing é o fortalecimento da marca. Por isso, o empreendedor precisa estar atento aos pontos de venda que o público-alvo mais procura, investir em inovação, certificar que os seus produtos estejam expostos adequadamente nos parceiros comerciais e promover ações que garantam mais destaque (para a suas mercadorias) dentro de alguns canais de distribuição.
Essa metodologia também consegue expor os produtos de uma empresa no mercado, de forma estratégica. Dessa forma, o consumidor pode sentir a necessidade de comprar aquilo que você vende, mesmo que ainda não conheça o seu produto, estabelecendo-se uma relação de consumo.
Além disso, o Trade Marketing consegue definir quais são os canais de distribuição que mais se adequam aos objetivos do seu negócio. Lembre-se de que nem sempre aquele parceiro comercial localizado estrategicamente é onde o público-alvo do seu negócio costuma frequentar. Os seus produtos precisam estar onde as pessoas que interessam ao seu negócio estão. Simples assim.
Qual a importância dessa metodologia?
Quando se fala em Trade Marketing, podemos destacar diversas vantagens para qualquer empresa que adotar essa prática e, sobretudo, usá-la com inteligência. Vamos abordar as três principais:
1) Turbinar as vendas
Todo empreendedor precisa que o seu produto tenha um volume de vendas que cubra os gastos de produção e consiga gerar lucro, certo? Essa é a proposta de qualquer marca.
Em contrapartida, o parceiro distribuidor também precisa que haja constância na procura dessa mercadoria, para que seja do seu interesse continuar revendendo aquilo que a sua empresa fabrica. E o Trade Marketing é a estratégia que promove a rentabilidade esperada para ambos os lados.
2) Garantir mais visibilidade do público-alvo
As estratégias de divulgação de um produto no mercado têm impacto direto na visibilidade do seu público consumidor, mesmo que ele ainda não tenha conhecimento da mercadoria. Por isso, o empreendedor precisa fazer o futuro cliente perceber que o seu produto existe, para que a possibilidade de compra seja considerada.
E isso acontece o tempo todo, sabia? Não importa se é um item que acabou de ser lançado ou um produto que está presente nas prateleiras dos supermercados há décadas.
3) Dominar o mercado
Outra importância do Trade Marketing. Se essa estratégia for usada com inteligência pelo empreendedor, o seu produto pode dominar o mercado. A receita para esse sonho é a relação com a máxima eficiência com os varejistas, exposição estratégica da sua mercadoria nos canais que fazem parte do dia a dia do público-alvo que interessa ao seu negócio e ações de marketing.
Além da presença de mercado, a mercadoria que a sua empresa fabrica pode ser a escolhida, na maioria das vezes, na hora das compras. Mas isso só vai acontecer se as estratégicas do parágrafo acima forem usadas de forma assertiva. Boa sorte.