O trabalho híbrido é aquele em que o funcionário exerce suas funções laborativas na empresa e em casa, de forma alternada. Ou seja, o colaborador não precisa trabalhar presencialmente todos os dias. Esse modelo de trabalho se consolidou nas organizações após o momento crítico da pandemia de Covid-19. Em 2020, em virtude do isolamento social, o formato de trabalho padrão mudou e muitos profissionais foram obrigados a exercer suas funções em home office.
A mudança deu certo e, hoje, muitas empresas adotam o formato híbrido e permitem que seus colaboradores alternem dias entre o trabalho presencial e o remoto. Para se ter uma ideia, dados da pesquisa “O Futuro do Trabalho no Brasil” revelam que, entre abril e junho de 2022, 56% dos profissionais brasileiros entrevistados afirmaram trabalhar de forma híbrida.
O número representa um aumento de 12% em relação ao ano de 2021. A pesquisa entrevistou 1.000 mil trabalhadores brasileiros. Ela foi realizada pelo Google Workspace e contou com a consultoria da IDC Brasil.
Mas não somente as empresas estão preferindo o modelo híbrido de trabalho. Os profissionais têm cada vez mais optado por esse formato. A mesma pesquisa mostra que 73% dos entrevistados que atuam no referido modelo o caracterizam como sendo a melhor opção. Já entre os que trabalham de forma presencial, 65% afirmaram que trocariam de emprego para atuar de forma híbrida.
Vantagens do modelo híbrido
Profissionais têm cada vez mais preferido o modelo híbrido de trabalho devido às vantagens desse formato. Além da flexibilidade, o modelo traz menos rotatividade, uma vez que os colaboradores se sentem valorizados a não serem obrigados a trabalhar todos os dias de forma presencial, considerando ficar mais tempo na empresa.
Outra vantagem da rotina híbrida é que ela permite ao profissional passar mais tempo com a família e realizar atividades físicas, por exemplo. Ou seja, com esse formato de trabalho, o colaborador pode usufruir mais de momentos de bem-estar e ter uma rotina mais saudável.
Além disso, o modelo híbrido proporciona ao profissional ter mais tempo no dia. Sabe-se que o deslocamento de casa ao trabalho, principalmente nas grandes cidades, leva horas. Sem falar no estresse que o trânsito causa. O formato, portanto, não exige do colaborador tal deslocamento, fazendo com que ganhe ele mais horas no seu dia.
Desvantagens do modelo híbrido
Não só de vantagens é feito o modelo híbrido de trabalho. Algumas desvantagens desse formato são apontadas, como a consequência para a saúde mental, já que ao ficar mais tempo em casa, o profissional deixa de conviver com outras pessoas e mudar de ambientes, o que pode afetar o seu psicológico.
Há ainda o fato de que ao trabalhar em casa, muitos profissionais têm dificuldade de organizar sua rotina e acabam tendo uma jornada de trabalho mais longa, o que pode levar à chamada síndrome de burnout.
Outra desvantagem é a comunicação. Com formato híbrido, os colaboradores de uma empresa podem ter a comunicação afetada, uma vez que a conversa online não flui da mesma forma que a presencial.
Entre as desvantagens do modelo híbrido está também o aumento dos custos mensais do profissional. Se ele optar por trabalhar em casa, por exemplo, ele terá um aumento na sua conta de luz ou até mesmo comida, já que passará mais tempo em seu lar.
Por isso, antes de decidir optar pelo modelo híbrido de trabalho, é preciso que o profissional coloque na balança os prós e os contras para avaliar se tal formato se encaixaria em sua rotina.
As empresas precisam se adaptar ao modelo híbrido
Para oferecer o modelo híbrido como opção aos seus colaboradores, as empresas precisam fazer adaptações, como investir em mudanças físicas em suas estruturas com a compra de equipamentos, por exemplo. Outra adaptação a ser feita é montar um controle de produtividade dos seus funcionários para analisar o que tem dado certo e o que não está dando certo.
7 profissões que se encaixam no modelo híbrido
- Engenheiro de Software;
- Fotógrafo;
- Revisor de Textos;
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
- Jornalista;
- Designer Gráfico;
- Publicitário.