A Mega-Sena é considerada a maior modalidade lotérica do Brasil, fazendo parte das modalidades atuais que são disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal, através das Loterias da Caixa. Com sorteios ordinários duas vezes por semana, é necessário que o apostador acerte os seis números sorteados a cada concurso para receber o prêmio máximo.
Além disso, existe a oportunidade de ganhar a quina, ao acertar cinco números, e a quadra, ao acertar quatro números. Ainda que tenham prêmios significativamente menores do que aqueles que estão disponíveis para a Mega-Sena, essas modalidades oferecem probabilidades maiores de ganhar. Saiba mais informações a seguir:
Quais são os 6 números que mais saem no sorteio da Mega-Sena?
Conforme as informações acumuladas desde o primeiro concurso da Mega-Sena, realizado no dia 11 de março de 1996, até o concurso 2.594, realizado no dia 20 de maio deste ano, os 6 números que mais saem no sorteio são:
- 10 (saiu 302 vezes);
- 53 (saiu 300 vezes);
- 05 (saiu 288 vezes);
- 37 (saiu 282 vezes);
- 33 (saiu 281 vezes);
- 23 (saiu 278 vezes).
E os 6 números que menos saem?
- 42 (não sai há 90 concursos);
- 40 (não sai há 72 concursos);
- 56 (não sai há 33 concursos);
- 54 (não sai há 29 concursos);
- 45 (não sai há 28 concursos);
- 08 (não sai há 24 concursos).
O que acontece com quem ganha na Mega-Sena?
Em primeiro lugar, para evitar casos de fraudes e para identificar a quem pertence o bilhete premiado, a Caixa Econômica Federal orienta que os apostadores anotem o endereço e assinem no verso do bilhete que será enviado. Posteriormente, no momento do sorteio, o cidadão será localizado e se vencer deverá seguir alguns procedimentos.
Antes de mais nada, o passo fundamental no momento de resgatar o prêmio é estar com os documentos pessoais e o bilhete original em mãos para comprovar que acertou o sorteio. Além disso, no momento de retirar a quantia, é obrigatório que o apostador que venceu a Mega-Sena esteja acompanhado pelo gerente do banco, a fim de garantir segurança ao processo.
De acordo com as regras, valores de até R$ 1.903,38 poderão ser retirados diretamente nas casas lotéricas. Contudo, as quantias mais altas da premiação só podem ser movimentados em uma das agências da Caixa Econômica Federal. Para ser atendido, basta chegar a uma unidade da instituição financeira e procurar qualquer funcionário.
Nesses casos, os profissionais são orientados a ter discrição, fazer um atendimento isolado e garantir que todas as etapas do processo de liberação do prêmio sejam feitas de maneira particular. Atualmente, as informações relativas à cidade e o gênero do ganhador não são reveladas pelo banco, para manter a segurança do vencedor e a integridade dos sorteios.
Em todos os casos, o prêmio é pago somente se o bilhete estiver bem preservado, pois será necessário conferir o código da aposta de maneira visível e em bom estado. Portanto, bilhetes amassados, marcados, dilacerados, rasgados ou cortados não serão válidos e a pessoa pode perder todo o prêmio.
Acima de tudo, recomenda-se que o ganhador mantenha a discrição e não conte sobre o prêmio para ninguém até garantir que a quantia esteja segura em sua conta. Ademais, não conte para outras pessoas que está indo retirar o valor e mantenha o sigilo, a fim de proteger a si mesmo e também o dinheiro que arrecadou no concurso.
Como fica o prêmio?
Como citado anteriormente, o vencedor da Mega-Sena pode retirar até uma quantidade do valor diretamente na casa lotérica, mas pode solicitar que a Caixa Econômica Federal transfira a quantia para uma conta bancária de sua preferência, ou então mantenha na instituição financeira caso seja cliente. No geral, pode-se resgatar o prêmio um dia depois do sorteio, mas sempre em dia útil.
Apesar disso, prêmios iguais ou superiores a R$ 10 mil são pagos somente após dois dias do sorteio. O vencedor tem até 90 dias para resgatar a quantia, porque se não realizar os procedimentos necessários, todo o dinheiro será enviado para o Tesouro Nacional. Comumente, esse repasse é realizado para os fundos sociais e educacionais.