Atualmente, o mercado do entretenimento está retomando os investimentos em shows internacionais, festivais de música e performances artísticas em palcos do mundo inteiro. Nesse sentido, existe uma lista de top 5 maiores shows do mundo, com base nos recordes de público obtidos por artistas durante apresentações históricas de suas carreiras.
No geral, essas quantidades são mensuradas com base no número de ingressos vendidos, mas também por outras tecnologias que contam com o apoio das pulseiras de acesso, por exemplo. Sendo assim, faz parte de uma tendência que alia o crescimento dos shows com a adesão dos fãs ao longo dos anos. Saiba mais informações a seguir:
Os 5 maiores shows do mundo conforme recordes de público
1) Rod Steward na Praia de Copacabana, em 1994
Para iniciar a lista, o recorde principal foi laureado no Brasil, na Praia de Copacabana. Na ocasião, a apresentação aconteceu de maneira gratuita, com o rockeiro britânico Rod Steward realizando a maior performance de sua carreira e inaugurando o local como um dos palcos nacionais mais buscados por artistas do mundo inteiro.
De acordo com os números da época, estima-se que mais de 3,5 milhões de pessoas compareceram à performance. Atualmente, Steward é considerado uma das principais referências dos gêneros rock, pop, disco, blue-eyed soul, blues rock, folk rock e soft rock no mundo. Com carreira desde 1960, é uma das lendas da música no Reino Unido.
2) Jean-Michel Jarre na Universidade de Moscou, em 1997
De acordo com a Q Magazine, o show de Jean-Michel Jarre, realizado em Moscou no dia 6 de setembro de 1997, é o maior show do mundo porque contou com mais de 3,5 milhões de espectadores, mas existem controvérsias sobre esse número. Para alguns, o cálculo realizado considerou até mesmo os funcionários do evento, e não somente os fãs que acompanharam a performance.
Na época, o artista cantou no campus da Universidade Estadual de Moscou durante a celebração do 850º aniversário da cidade. A participação fez parte da tour global do álbum Oxygen, considerado o maior sucesso na carreira do cantor.
Conhecido como um dos pioneiros do gênero new age, Jarre é um artista francês com músicas no campo de ambient, eletrônica, trance e rock progressivo. Ademais, é um dos principais instrumentistas da atualidade, com conhecimentos em moog, teclado, teremim, acordeão e sintetizador. Em seu currículo, existe também a composição de um álbum para uma exposição sobre supermercados na França.
3) Jorge Ben Jor na Praia de Copacabana em 1993
Na festa de ano novo de 1993, comemorada na Praia de Copacabana, Jorge Ben Jor performou à frente de 3 milhões de pessoas antes da histórica queima de fogos que iniciou o ano de 1994. A apresentação fez parte do segundo Show da Virada na capital carioca, como parte de uma estratégia do então prefeito Cesar Maia para reter o público após a queima de fogos.
Anteriormente, o réveillon realizado em 1992 contou com um grande fluxo de pessoas saindo da praia logo após a queima de fogos, o que prejudicou o comércio turístico e as atividades comerciais organizadas para a organização. Com investimentos nos shows de Jorge Ben Jor e Tim Maia, foi possível controlar melhor o fluxo dos participantes.
O artista carioca é considerado um dos maiores músicos brasileiros, mas também possui reconhecimento global pelo trabalho no samba-rock, samba-funk, samba jazz e sambalanço. Como pioneiro na música, estabeleceu seu estilo com base em elementos do rock, samba, bossa nova, maracatu, funk e até mesmo do hip hop norte-americano.
4) Jean-Michel Jarre em Paris em 1990
Com mais de 2,5 milhões de espectadores, a performance de Jean-Michel Jarre no Dia Nacional do Francês contou com um show único, iluminado por 65 toneladas de fogos de artifícios no final da apresentação. Na ocasião, foi celebrado também o Dia da Bastilha, que comemora o episódio histórico da Tomada da Bastilha e da Revolução Francesa.
5) Monsters of Rock em Moscou em 1991
Por fim, o festival Monsters of Rock é um evento do gênero metal realizado anualmente em diversas partes do mundo. Em 1991, foi celebrado na Rússia, com entrada gratuita para o público, o que acabou reunindo 1,6 milhões de pessoas para assistir as apresentações de artistas como o Metallica, AC/DC e Pantera.