Confiança e segurança são elementos fundamentais para construir credibilidade ao discurso e até mesmo à figura de uma pessoa. Nesse sentido, existe um TOP 10 frases que deixam as pessoas desconfiadas e que devem ser evitadas se você quiser se tornar uma referência confiável entre as pessoas.
Além disso, existem dicas para gerar confiança nos relacionamentos que você pode adotar a partir de hoje. Sobretudo, criar conforto, segurança e confiança para as pessoas é uma maneira de se destacar nos ciclos sociais, ser um bom líder e gestor, desenvolver as relações e chegar mais longe na carreira. Saiba mais informações a seguir.
TOP 10 frases que deixam as pessoas desconfiadas
- “Acredita em mim…”
- “Pelo que eu me lembro…”
- “Eu acho que sim, mas não tenho certeza…”
- “Não sei te dizer ao certo…”
- “Eu juro que…”
- “Você acredita em mim? Então…”
- “Eu nunca faria…”
- “Eu sempre faço…”
- “Vai por mim…”
- “Até onde eu sei…”
Como gerar confiança nos relacionamentos?
1) Desenvolva a sua comunicação
Como citado anteriormente, a forma com que você se expressa afeta a percepção das pessoas sobre você e seu discurso. Por isso, trabalhe maneiras mais efetivas, seguras e confiantes de se comunicar. Mais ainda, é importante que você acredite e defenda o que está dizendo, argumente com propriedade e segurança.
Para desenvolver a sua comunicação, é importante pensar em questões técnicas, como vocabulário, oratória, combater os vícios de fala e conhecer bem o idioma. No entanto, existem outros aspectos práticos dentro dessa dinâmica, como a empatia, um diálogo humanizado, inteligência emocional e a compreensão dos sentimentos envolvidos no diálogo.
Dessa maneira, você se torna capaz de identificar o que cada situação social exige de você no nível da comunicação. Por conta dessa percepção, fica mais fácil migrar da comunicação dentro do ambiente de trabalho para conversar com a família ou com os parceiros afetivos, por exemplo.
2) Lide com as suas inseguranças
Em alguns casos, você não consegue construir confiança nos relacionamentos e gera desconfiança com o que fala porque existem travas emocionais que não estão sendo devidamente tratadas. Quais são os medos associados à sua comunicação? Você tem algum trauma que te impede de se comunicar corretamente? O que te preocupa na hora de falar com os outros?
É importante realizar um mergulho dentro de si mesmo, trabalhar o autoconhecimento e ser honesto para identificar o que está causando esse tipo de situação. Se precisar, peça ajuda e converse com seus amigos e familiares, porque uma perspectiva externa pode te ajudar a identificar os problemas.
3) Procure ajuda especializada
Se o problema na sua fala é fisiológico, procure uma fonoaudióloga. Se você sente medo ou está lidando com problemas emocionais, vá atrás de um psicoterapeuta. Se o problema é no desenvolvimento da fala, considere um curso de oratória ou uma consultoria especializada.
Pedir ajuda é um ato de coragem, e tira dos seus ombros a responsabilidade de resolver essa questão por conta própria. Pode ser que o problema seja mais profundo do que o imaginado, e é importante contar com a orientação correta para vencer essas barreiras.
4) Converse e fale bastante
Não tenha vergonha de colocar a boca no trombone e falar muito, porque praticar vai te ajudar a construir a confiança necessária para vencer os desafios que estão gerando desconfiança e insegurança nas pessoas. Tenha coragem de tentar se aperfeiçoar, peça feedback dos seus amigos e evite as frases citadas anteriormente.
Com o tempo, você perceberá uma diferença na forma com que as pessoas reagem ao que você está dizendo. Se não achar que está pronto, experimente praticar primeiro com os amigos mais próximos e pessoas de confiança. O importante aqui não é ser julgado ou criticado, não é uma competição, mas as críticas construtivas podem te ajudar a se aperfeiçoar.
Depois do primeiro passo, esse desafio fica mais fácil. Não esqueça de estar em contato consigo mesmo nesse processo.