Os animais mamíferos são aqueles que se desenvolvem no útero materno, como cães, gatos e outras espécies. Eles têm habilidades variadas conforme o seu habitat ou a sua alimentação.
Alguns são velozes, outros são arborícolas, mas, curiosamente, há um que não sabe pular. Continue lendo e saiba qual é este animal a seguir.
Qual é o único mamífero que não consegue pular?
O elefante é o único mamífero que não tem capacidade de saltar por razões investigadas num estudo conduzido pelo professor John Hutchinson, do Royal Veterinary College London. São elas:
- Seu peso excessivo, que dificulta o impulso e a aterrissagem;
- Sua tromba pesada, que adiciona mais massa ao seu corpo;
- Suas pernas curtas e fracas, que não têm a força e a flexibilidade necessárias para saltar;
- Suas costas longas e finas, que comprometem seu equilíbrio e estabilidade;
- Seu risco de lesão, que aumenta com o impacto do salto;
- Sua falta de necessidade, que não favorece a adaptação evolutiva para saltar.
Ainda conforme a pesquisa, os elefantes preferem andar em terra firme com seu rebanho, usando sua tromba e presas para obter alimentos e se defender de predadores.
Eles têm baixa resistência à corrida, sendo incapazes de correr mais de 24 quilômetros/hora. Além disso, devem ter sempre pelo menos uma pata no chão, sejam filhotes ou adultos.
Características do elefante
Os elefantes são os maiores animais terrestres do mundo, podendo pesar até 6 toneladas e medir até 4 metros de altura. Eles são mamíferos herbívoros que vivem em grupos familiares liderados por uma fêmea adulta, chamada de matriarca.
Além disso, costumam habitar as savanas e florestas da África e da Ásia, onde se alimentam de folhas, frutos, raízes e cascas de árvores. Uma das características mais marcantes dos elefantes é a sua tromba, que é uma extensão do nariz e do lábio superior.
A tromba é um órgão muito versátil, que serve para respirar, cheirar, beber, comer, tocar, comunicar e manipular objetos.
Os elefantes podem usá-la para pegar objetos pequenos, como uma moeda, ou grandes, como um tronco, ou ainda, para acariciar, abraçar, brincar e até mesmo pintar.
Outro traço distintivo desses animais são as suas presas, que são dentes incisivos alongados que crescem continuamente ao longo da vida. As presas são usadas para cavar, arrancar cascas, defender-se e lutar.
Infelizmente, elas também são alvo de caçadores ilegais, que as extraem para vender o marfim, colocando os elefantes em risco de extinção.
Por que eles são considerados animais inteligentes?
Conforme outras pesquisas, os elefantes são capazes de aprender, resolver problemas, reconhecer indivíduos, cooperar e demonstrar empatia.
Isso se deve a sua complexa estrutura cerebral e capacidade emocional. O cérebro deste mamífero é um dos maiores, pesando cerca de 5,5 quilos.
Inclusive, ele tem cerca de 257 bilhões de neurônios, cerca de três vezes mais que o dos seres humanos. Por fim, os elefantes contam com uma memória excepcional, que lhes permite lembrar de rotas, recursos e locais nocivos.