Os eletrodomésticos que gastam muita energia devem ser do conhecimento do concurseiro que mora sozinho e deseja reduzir o valor da sua conta de luz. Por mais que eles deixem a nossa vida mais fácil e prática, não podemos nos descuidar de um importante detalhe: o consumo desses equipamentos.
Por isso, elaboramos essa matéria que selecionou oito eletrodomésticos que gastam muita energia. O concurseiro que está com a grana curta e quer economizar ainda mais nas contas mensais fixas da casa, não deve deixar de ler até o fim.
Eletrodomésticos que gastam muita energia
1. Chuveiro elétrico
Esse é um dos grandes vilões do aumento da sua conta de luz, sabia concurseiro? É verdade. Se você é fã de um bom banho quente e tem o costume de ficar muito tempo debaixo do chuveiro, recomendamos reduzir a frequência do uso da água em temperaturas mais altas, ou seja, na posição “inverno”. Por exemplo, 30 minutos de uso diário e uma potência de 5.500 W, esse equipamento pode consumir cerca de 88 kWh de energia elétrica por mês.
2. Forno elétrico
Pensou nos eletrodomésticos que gastam muita energia em sua casa? Outro responsável pelo aumento no valor da conta de luz do concurseiro é o forno elétrico, dependendo da sua potência e tamanho. Se esse equipamento for usado apenas uma hora diária, ele pode consumir aproximadamente 15 kWh de eletricidade mensais, concurseiro.
3. Geladeira
Por mais que a geladeira não seja um equipamento com um alta potência, ela necessita ficar ligada na tomada 24 horas ininterruptas na cozinha. E isso eleva bastante o consumo de energia elétrica de uma residência, principalmente se o concurseiro deixar a porta desse eletrodoméstico aberta por longos períodos. Dependendo do tamanho e tipo, o gasto dela pode variar entre 40 kWh e 57 kWh mensal.
4. Lavadora de louças
Mais um dos eletrodomésticos que gastam muita energia na nossa lista. Apesar de ser grande valia para o concurseiro que mora sozinho ou que não tem muito tempo, a lavadora de louças pode onerar a sua conta de luz. Por exemplo, um ciclo de lavagem de 40 minutos diários, durante 30 dias, fará o aparelho consumir aproximadamente 31 kWh.
5. Ar-condicionado
Esse equipamento é essencial em cidades de clima quente. Apesar do conforto térmico proporcionado, especialmente no verão, o ar-condicionado é um dos maiores consumidores de energia elétrica de uma casa, especialmente se ficar ligado por horas a fio. O consumo deste aparelho pode variar entre 129 kWh e 679 kWh, dependendo do tipo e potência.
6. Televisão
A marca, o tamanho e o tipo de televisão que o concurseiro tem em sua casa, pode interferir no consumo energético desse equipamento. De qualquer forma, a TV também pode gastar muita energia. Por exemplo, um aparelho de 42 polegadas do tipo LED, pode demandar cerca de 30,45 kWh em um único mês, se ficar ligada cerca de cinco horas por dia.
7. Ventilador
O último dos eletrodomésticos que gastam muita energia também não deve ser negligenciado. O ventilador é essencial em regiões mais quentes e dias de temperaturas elevadas. Além da imensa praticidade, já que pode ser colocado em qualquer cômodo da residência, o gasto energético costuma ser significativo. Esse equipamento pode gastar cerca de 17,28 kWh por mês, caso seja utilizado durante oito horas diárias.