Teste de Raciocínio Lógico: resolva o problema matemático

O Concursos no Brasil montou um teste de raciocínio lógico que envolve conhecimentos de matemática para você treinar o seu cérebro.

É bastante comum ser abordada a disciplina de Raciocínio Lógico em concursos públicos. Entre as questões sempre existem as que envolvem matemática, enquanto outras são mais voltadas à interpretação de texto. Mas ainda existem aquelas que unem as duas coisas. Uma boa forma de se preparar é por meio de testes de raciocínio lógico.

continua depois da publicidade

A resolução dessas charadas está muito ligada à observação do candidato, que precisa ter atenção no enunciado como um todo. É necessário identificar todos os detalhes para cruzar as informações e chegar à resposta certa.

Faça um teste de raciocínio lógico

Questões de raciocínio lógico não costumam ser diretas como as demais, justamente porque exigem do candidato do concurso um olhar mais crítico. Mesmo que sejam perguntas curtas ou cálculos que pareçam simples, podem demandar muito tempo para chegar a uma conclusão.

Leia também

Por isso, é importante treinar a mente antes de se afundar numa prova cheia dessas “pegadinhas”. A melhor forma de treinar para uma sequência de raciocínio lógico é resolvendo testes disponíveis na internet.

Alguns deles podem parecer bobos, mas servem para fazer o seu cérebro trabalhar de uma forma com a qual não está acostumado e fugir um pouco da rotina automática de estudos. Nesse sentido, o Concursos no Brasil criou um teste de raciocínio lógico matemático para você:

continua depois da publicidade
teste de raciocínio, teste de raciocínio lógico, teste de raciocínio lógico matemático, teste matemático, raciocínio lógico, raciocínio lógico matemático

Você consegue responder o teste de raciocínio lógico? Foto: Concursos no Brasil

Como encontrar a resposta do teste?

O teste de raciocínio acima exige tanto conhecimentos matemáticos, como interpretação para entender a lógica proposta. Se você tem domínio da tabuada, conseguiu pegar a ideia com mais facilidade e descobriu que a resposta certa é 625.

Mas, se você ainda não entendeu, fique tranquilo porque vamos te ajudar. Veja bem:

  • A resposta de 2 x 2 é 4, e não 5, certo?
  • Então, pegamos o resultado “correto” e multiplicamos por ele mesmo: 4 x 4.
  • Dessa vez, a resposta certa deveria ser 16, e não 25. No entanto, 25 também é a resposta para 5 x 5.
  • Assim como pegamos o resultado de 2 x 2, que seria 4, e multiplicamos por ele mesmo, repetimos a ideia nas rodadas seguintes: 4 x 4 e 16 x 16.
  • Enquanto, os resultados “falsos” também são multiplicados por si: 5 x 5 é 25. E 25 x 25 é 625.

Entendeu agora?

  • 2 x 2 = 4 → mas o teste diz 5;
  • 4 x 4 = 16 → mas o teste diz 25, que é a resposta para 5 x 5;
  • Então, 16 x 16 só pode ter o resultado equivalente a 25 x 25 = 625.

Os candidatos de concursos públicos que precisarem responder questões de raciocínio lógico, provavelmente, vão lidar com sequências mais complexas. Mas, para conseguir lidar com níveis mais altos, é válido começar com charadas simples para treinar o seu cérebro a fugir do óbvio e pensar fora da caixa. Aos poucos, você vai evoluindo.

Você pode treinar com esses testes da Internet, mas também é importante buscar provas antigas para verificar o que é cobrado. Faça isso especialmente se já souber qual é a banca organizadora do certame, uma vez que essas empresas seguem padrões específicos. Quando chegar o dia da avaliação, você vai estar bastante afiado para a parte de raciocínio lógico.

Leia também

Concursos em sua
cidade