Ter, vir e seus derivados: veja os verbos cujo plural é acentuado

Os verbos ter, vir e seus derivados possuem uma acentuação específica ao serem inseridos no singular ou no plural. Confira abaixo como funciona a regra.

Muito além de seu extenso vocabulário, a Língua Portuguesa é capaz de pregar peças em muitos por conta de suas regras e exceções. Com uma variedade de palavras parecidas, que só podem ser diferenciadas por pequenos detalhes, como uma letra, sinal ou acento, se atentar às mudanças é fundamental para compreendê-la sem problemas. Um dos maiores desafios, por sua vez, envolve a acentuação de ter, vir e seus derivados no plural.

continua depois da publicidade

Com base na norma-padrão, seguida por todas as variedades urbanas de prestígio, é necessário que os verbos variem de acordo com o sujeito a que se referem. Assim, um verbo no plural deve ter uma frase continuada no plural, para evitar erros gramaticais e de concordância. Quando se trata de “ter”, “vir” e dos derivados, ao serem utilizados no singular, terão uma apresentação: no plural, ela será outra.

Para entender melhor sobre o assunto, confira abaixo quais são os verbos cujo plural deve ser acentuado e como transformar as frases para que façam sentido.

Leia também

Ter, vir e derivados: a acentuação no plural

Ao se deparar com os verbos “ter” e “vir”, muitos se perguntam qual a grafia correta para a terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Em um primeiro aspecto, “ter” é um verbo que pode trazer uma certa dificuldade quando se trata da acentuação gráfica – aspecto que também alcança seus compostos-, então, é importante fazer algumas observações pontuais.

continua depois da publicidade

A acentuação de “ter” no plural

Tanto “ter” quanto seus compostos, ou derivados, são grafados na terceira pessoa do plural do presente do indicativo com um acento circunflexo (têm). Isso é feito para diferenciar da terceira pessoa do singular “tem”. Observe as frases a seguir:

  • Minha filha tem uma apresentação importante hoje. (3ª pessoa do singular)
  • Minhas filhas têm uma apresentação importante hoje. (3ª pessoa do plural)
  • Você tem algo para me dizer e não vou sair daqui até que o faça. (3ª pessoa do singular)
  • Vocês têm algo para me dizer e não vou sair daqui até que o façam. (3ª pessoa do plural).

No caso dos verbos derivados de “ter”, ou seja, formados a partir deles, a mesma regra é seguida, mas o acento agudo também entra em jogo. Isso funciona para termos como “conter” e “manter”, por exemplo.

continua depois da publicidade
  • É uma coisa como essa que mantém a chama da paixão acesa.
  • São coisas como essas que mantêm a chama da paixão acesa.
  • Esse barril contém material inflamável.
  • Esses barris contêm material inflamável.

A acentuação de “vir” no plural

Assim como na regra de “ter” e derivados, para “vir”, é preciso utilizar o acento circunflexo ao se referir a uma mensagem na terceira pessoa do plural. Confira as frases a seguir:

  • Minha professora vem para a aula pedalando. (3ª pessoa do singular)
  • Minhas professoras vêm para a aula pedalando. (3ª pessoa do plural)
  • Sempre que você vem, ele fica animado. (3ª pessoa do singular)
  • Sempre que vocês vêm, ele fica animado. (3ª pessoa do plural)

Quando se trata de verbos derivados, como “convir” e “intervir”, a mesma questão do acento agudo para singular e circunflexo para plural deve prevalecer. Veja mais exemplos abaixo:

continua depois da publicidade
  • Meu pai sempre intervém no processo de fabricação do material de sua empresa.
  • Meus pais sempre intervêm no processo de fabricação do material de sua empresa.
  • Essa atitude não convém em nenhuma situação.
  • Essas atitudes não convêm em nenhuma situação.

Vale lembrar que a presença do acento agudo ou do acento circunflexo não irá alterar a forma como os verbos são pronunciados. O acento circunflexo, por exemplo, continua sendo utilizado na forma flexionada do plural, e o agudo, no singular, pois a última sílaba é tônica. Em regra, todas as palavras oxítonas que terminam em “em” devem ser acentuadas, como “ninguém”, “também” e “alguém”.

Leia também

Concursos em sua
cidade