O chá é uma bebida milenar e é considerada hoje a segunda mais consumida em todo o mundo, ficando atrás somente da água. O seu preparo pode ser feito com sachês, cápsulas ou diretamente com as folhas, flores, sementes e outras partes das plantas. Essa última forma é a preferida dos admiradores dos chás que fazem questão de preparar a bebida de modo mais natural.
Se você está entre esses admiradores, saiba que você pode ter chás ao seu alcance, bastando cultivar plantas que pode usadas para o preparo da bebida, nos canteiros, vasos ou jardins de sua casa. A seguir, confira 11 opções de plantas que são ótimas para fazer chá e, o melhor de tudo, são de fácil cultivo.
11 plantas de fácil cultivo e que são ótimas para fazer chás
1. Hortelã
Uma das plantas de fácil cultivo e que são ótimas para fazer chás é a hortelã. Ela pode ser cultivada em espaço pequenos como vasos e jardineiras. Para que ela se desenvolva, é preciso regá-la duas vezes ao dia e mantê-la em local com luminosidade. Mas, atenção a hortelã é invasiva, podendo facilmente se alastrar por outras plantas.
O chá de hortelã pode, por exemplo, ser usado para auxiliar na digestão, no combate à náusea, no tratamento da síndrome do intestino irritável, nas cólicas estomacais e dores abdominais. Tem ainda propriedade antibacteriana, anti-inflamatória e antifúngica.
2. Tomilho
O tomilho é outra planta que pode ser facilmente cultivada e usada para o preparo de chás. A planta deve ser cultivada em local com uma boa luminosidade e deve ser regada diariamente, sem deixar o solo encharcado.
O chá de tomilho tem ação antioxidante, aumenta a imunidade, reduz a pressão arterial e o colesterol ruim e é capaz de melhorar o humor.
3. Capim-limão
Se você está querendo cultivar uma planta que possa ser usada para fazer chás, o capim-limão é uma ótima opção. Ele pode ser cultivado em covas ou vasos grandes, com um solo bem drenado e úmido, mas não encharcado. A planta adora a luz solar, por isso deve ser posicionada em um lugar com luminosidade.
O chá de capim-limão tem efeito sedativo, calmante e analgésico. Pode ser ingerido para tratar diarreia, nervosismo e febres intermitentes, por exemplo.
4. Erva-cidreira
A erva-cidreira é mais uma planta de fácil cultivo. Ela pode ser cultivada em vasos grandes ou covas, devendo ser regada pelo menos uma vez por dia. A planta adora a luz do sol.
Além de ser de fácil cultivo, a erva-cidreira pode ser usada no preparo de chás. Quando usada para esse fim, ela ajuda, por exemplo, a aliviar cólicas e gases, melhorar a qualidade do sono e a controlar problemas digestivos.
5. Gengibre
O gengibre é mais um exemplo de planta que pode ser facilmente cultivada e usada para fazer chás. Ele pode ser cultivado em vasos ou canteiros, desde que fique em um local bem iluminado. O solo deve ficar sempre úmido. A planta deve ser regada sempre que a superfície do solo estiver seca.
O chá do gengibre é uma ótima opção para tratar gripe, resfriado, melhorar a digestão e náuseas, por exemplo.
6. Camomila
A camomila deve ser cultivada em terreno arenoso e deve ser disposta em lugares iluminados. Seu solo deve ser mantido úmido, mas não ao ponto de encharca-lo. Em regiões mais quentes e secas, a planta deve ser regada três vezes por semana. Já em regiões mais frias e úmidas, ela deve ser regada apenas duas vezes por semana.
O chá de camomila tem propriedades calmantes, ansiolíticas, anti-inflamatórias e antioxidantes. A bebida é um ótimo indutor do sono.
7. Coentro
Que tal cultivar o coentro em casa e ainda usá-lo para fazer chá? Isso mesmo, a planta não serve apenas para temperar os alimentos. Quando em infusão, o coentro é uma boa pedida para melhorar a digestão, aliviar a enxaqueca, diminuir a ansiedade e o estresse, além de aliviar a enxaqueca.
Para tê-lo em casa, basta cultivá-lo em vasos ou canteiros. A dica é colocá-lo em um lugar bem iluminado. O coentro adora água.
8. Alecrim
Outra opção de planta de fácil cultivo e que é ótima para o preparo de chás é o alecrim. A planta adora a luz solar e deve ser cultivada em solo leve e bem drenado.
O chá do alecrim tem propriedade antioxidante, ajudando a proteger o organismo contra doenças cardíacas e câncer. Além disso, ele promove a função cognitiva e melhora a digestão.
9. Erva-doce
A erva-doce deve ser cultivada em solo fértil e úmido, com luz solar parcial ou total. O chá da planta ajuda a fortalecer o sistema imunológico, combate a má digestão, alivia dores de cabeça. A bebida ainda tem efeito ansiolítico.
10. Sálvia
A sálvia pode ser cultivada pode ser cultivada em canteiros ou jardineiras. O seu solo deve ser leve, fértil, bem drenado e rico nitrogênio. O chá da sálvia pode ser ingerido para tratar gastrites e úlceras, para ajudar em casos de ansiedade e irritabilidade. A bebida é uma boa pedida também para melhorar indigestão, reduzir colesterol e diabetes.
11. Manjericão
Outra planta de fácil cultivo e que é ótima para fazer chá é o manjericão. Ele pode ser cultivado em vasos e deve ser colocado em lugares com luminosidade. Deve ser regado todos os dias, mas o seu solo não deve ser encharcado.
O chá do manjericão tem propriedade anti-inflamatória, melhorando a respiração. Além disso, a bebida fortalece o sistema imunológico, alivia o estresse e melhora o mau-hálito.
Vale destacar que o conteúdo neste texto é apenas informativo. Em casos de dúvidas sobre as propriedades medicinais dos chás aqui citados e se você pode ingeri-los, procure a ajuda de um profissional.