Anualmente, no início de dezembro, o Pantone Color Institute revela qual será a cor tendência para o próximo ano. Esta novidade é tanto uma previsão quanto uma imposição da moda, e de fato o tom escolhido como “cor do ano” costuma reinar em diversas áreas como moda, beleza e design de interiores entre outras.
Assim, além de revelar a tonalidade tendência, a Pantone explica por que ela foi escolhida e como o mundo pode usar essa cor no ano que vem. Desse modo, os especialistas em colorimetria se esforçam a cada edição para refletir o mundo em que vivemos a cada nova tonalidade anual.
Se o azul chamado Very Peri reinou em 2022, este 2023 será marcado por uma cor muito mais intensa: um vermelho puxado para o rosa que recebeu o elegante nome de “Viva Magenta”.
Viva Magenta: a cor de 2023
A cor do ano levará a referência Pantone 18-1750 e foi apresentada como símbolo de vitalidade, vigor e força pela fabricante da cartela de cores. Além disso, a Pantone afirma que o tom escolhido para 2023 está em comunhão com a natureza e inspira-se em insetos existentes, como a cochonilha, que é um dos corantes mais preciosos e brilhantes que existem.
Em suma, o Viva Magenta foi escolhido por uma organização de 40 especialistas de diversas profissões. Eles analisaram as tendências da moda, cinema, televisão, design, política e eventos mundiais para selecionar a cor que atendesse às expectativas atuais.
Com esta cor, a Pantone afirma que pretende reconectar a inspiração com a natureza e criar uma desconexão com a tecnologia, hoje omnipresente no nosso cotidiano.
Para destacar essa nova cor, a Pantone fez parceria com a empresa Huge, que apresentou imagens futurísticas criadas com a ferramenta de inteligência artificial Midjourney.
Como a cor do ano é escolhida?
Para chegar à escolha da cor Pantone do ano, eles realizam uma árdua tarefa de pesquisa e observação, que não se concentra apenas em arte, design, cinema e moda, ou seja, vai mais longe.
É marcado pelos movimentos políticos e sociais e eventos globais que marcam o futuro internacional. Por isso, definir a cor do próximo ano é um processo de observação profunda que só pode ser feito por quem conhece e está há anos imerso nas tendências.
É importante saber que as cores escolhidas não são criadas para este fim, ou seja, são cores que já existem. O que estes especialistas fazem é dar-lhes o destaque que merecem, pensando sobretudo nos novos suportes em que devem ser aplicadas.
O que é novo são os nomes com os quais são batizadas. Sem perder a referência Pantone, às cores do ano, recebe um nome próprio. Como Greenery (Pantone 15-0343) ou a cor de 2023, Viva Magenta (Pantone 18-1750).
E essa ação de nomeação também requer outro processo de indagação, pois deve fazer jus a sua própria cor e atender aos requisitos de funcionamento global.
Cores dos últimos anos
Estas foram as cores tendência dos últimos anos escolhidas pela Pantone:
- 2023 – Viva Magenta;
- 2022 – Very Peri;
- 2021 – Iluminating Yellow & Ultimate Gray;
- 2020 – Classic Blue;
- 2019 – Living Coral;
- 2018 – Ultra Violet;
- 2017 – Greenery.
Sobre o Instituto Pantone
O Pantone Color Institute é um serviço de consultoria dentro da Pantone. Ele é responsável por prever tendências globais em questões de cores e aconselhar empresas sobre identidade corporativa e desenvolvimento de produtos a partir de uma abordagem cromática. Mas também concentra seus esforços em programas de controle de qualidade de cores.
Além disso, faz parceria com marcas globais para aproveitar o poder, a psicologia social e a emoção da cor em sua estratégia de design.