O temperamento humano pode ser caracterizado como um conjunto de tendências específicas que têm uma relação direta com a maneira que o indivíduo enxerga o mundo, seus interesses, valores éticos e morais, e habilidades mais evidentes. Quando temos esse conceito bem esclarecido em nossa mente, a convivência com o próximo pode ser bem mais pacífica e empática.
Mas você sabia que existem quatro tipos de temperamento humano? É verdade. Elaboramos essa matéria que vai te mostrar quais são eles. Continue a leitura até o fim e analise qual deles mais condiz com as suas características, humor, tendências emocionais e personalidade. Afinal, conhecer um pouco mais sobre si mesmo é sempre bem-vindo. Confira.
Tipos de temperamento humano
1) Sanguíneo
Esse tipo de temperamento humano costuma ter uma grande impulsividade, otimismo nas alturas e, de quebra, pode ser bastante expansivo. As pessoas sanguíneas não gostam de passar despercebidas em nenhum lugar, amam interagir umas com as outras e são muito espontâneas. Também são sensíveis e extrovertidas, na maioria das vezes.
Além disso, quem tem esse tipo de temperamento não apresenta dificuldade para se expressar em público, possui uma comunicação clara e adora fazer gestos largos (pois ama chamar a atenção). As suas principais qualidades são a resiliência, facilidade de adaptação e um gigantesco entusiasmo, principalmente em relação às novidades.
Já os pontos que precisam ser melhorados são a falta de atenção, exagero nas palavras ou ações e superficialidade. Se você conhece alguém que foi “contemplado” com essas características, a convivência no dia a dia pode apresentar algumas dificuldades.
2) Fleumático
Esse temperamento humano é do tipo sonhador, tem uma invejável docilidade e costuma ser muito pacífico, na maioria das vezes. Os fleumáticos não abrem mão da rotina, do silêncio e raramente perdem o controle da situação. Antes de reagir instintivamente, o indivíduo com essa característica faz uma análise fria do contexto no qual está inserido.
Eles também são extremamente pacientes, prezam sempre pela disciplina e fazem questão de observar tudo ao seu redor, antes de tomarem uma decisão. Além disso, a pessoa com esse temperamento não gosta de manifestar a sua opinião em público e não reage bem às críticas, principalmente se elas forem destrutivas.
Os pontos fortes dos fleumáticos são a confiabilidade e o bom equilíbrio emocional, no dia a dia. Já aqueles que precisam ser melhorados são a resistência ou dificuldade em relação às mudanças, lentidão e constante indecisão, seja no âmbito profissional ou pessoal.
3) Temperamento humano: Colérico
Os coléricos costumam ser bastante explosivos, dominadores e ambiciosos ao extremo, especialmente no que tange à carreira. Segundo os especialistas, esse tipo de temperamento humano é considerado o mais complicado de se estabelecer uma convivência harmoniosa e pacífica, no cotidiano.
Pessoas com esse tipo de temperamento possuem uma grande determinação com aquilo que estão envolvidos, têm uma enorme capacidade de planejamento, incrível energia, vigor e impulsividade. Muitas vezes, elas falam sem pensar, perdem a paciência com muita facilidade e são egoístas ao extremo.
As principais qualidades de quem é colérico é a praticidade com tudo aquilo que está envolvido ou que precisa fazer, o foco (nos estudos ou no trabalho) e uma invejável habilidade de liderança. Por isso, costumam ser excelentes líderes de equipe. Já os pontos que precisam ser aprimorados são o egocentrismo, a impaciência e intolerância com as imperfeições alheias.
4) Melancólico
O último temperamento humano é esse. Os melancólicos têm a timidez nas alturas, possuem um dom artístico e costumam ser solitários, na maioria das vezes. Donos de uma sensibilidade aflorada, eles são detalhistas, profundos e introvertidos. Além disso, pessoas com esse perfil têm uma grande dificuldade de expor suas emoções e sentimentos.
O temperamento melancólico é fiel com todas as pessoas (especialmente nas relações de afeto), possui um alto nível de desconfiança em relação a tudo e prefere profissões nas quais possa exercer sozinho, já que o trabalho em equipe nunca o encantou e tampouco motivou.
Os pontos fortes são a extrema dedicação, empatia, lealdade e sensibilidade, principalmente em relação aos problemas alheios. Aqueles que precisam ser ajustados são o constante pessimismo, a inflexibilidade e a insegurança exacerbada.
Temperamento humano não é destino
De acordo com o Psicólogo, Escritor e PHD da Universidade de Harvard, Daniel Goleman, que popularizou o conceito de Inteligência Emocional, mesmo que existam quatro tipos de temperamento humano, vários circuitos cerebrais da nossa mente podem ser modificados, já que são totalmente maleáveis.
Segundo Goleman, é errado achar que o temperamento é obra do acaso ou algo imutável. Adquirir hábitos saudáveis, procurar compreender as necessidades alheias e ter um bom controle emocional, é fundamental para termos uma convivência em sociedade mais pacífica e menos problemática. E todos os seres humanos, sem exceção, podem desenvolver a sua Inteligência Emocional. Pense nisso.