O hábito de guardar panelas no forno já é extremamente comum em muitas casas brasileiras. Afinal, com as rotinas agitadas, acabar utilizando espaços convenientes para armazenar utensílios torna-se algo frequente, mas o costume corriqueiro e aparentemente inofensivo pode ser muito perigoso. Assim, saber o que pode acontecer ao fazê-lo é fundamental para evitar possíveis acidentes.
Nesse sentido, de modo que seja possível entender a verdadeira extensão do risco que um hábito aparentemente banal pode trazer, confira abaixo quais são as implicações que podem surgir e saiba os motivos pelos quais a prática de guardar panelas no forno deve ser excluída da vida de qualquer um.
Tem perigo em guardar panelas no forno?
O forno pode até mesmo parecer um espaço extra ideal para acomodar panelas e frigideiras, mas essa não é e jamais será sua finalidade primária. Afinal, o projeto do eletrodoméstico foi realizado para um único propósito: distribuir calor em seu interior, contendo-o por meio de laterais reforçadas, feitas para resistirem as altas temperaturas.
Desse modo, qualquer desvio do verdadeiro objetivo do forno pode resultar em consequências desagradáveis, principalmente ao guardar algum utensílio dentro dele. Os perigos ocultos por trás do armazenamento inadequado costumam ser ignorados pela maioria, mas é preciso entender que os materiais de tais itens podem sofrer danos, rachaduras e deformações por conta do calor emitido pelas bocas do fogão.
No caso de plásticos que estão nos cabos ou alças das panelas, o material pode derreter, o que resulta não apenas na perda de um utensílio, como também na liberação de partículas tóxicas. Ao se dispersarem no ambiente, causarão danos maiores no forno e seu revestimento, impedido que desempenhe sua função com eficiência.
Perigo de inflamação
Ao armazenar panelas dentro do forno, existe ainda um risco ainda maior: o de incêndio. Determinados materiais como papel ou papelão, presentes nas embalagens das ferramentas de cozinha, são altamente inflamáveis.
Ao serem esquecidas no forno, caso o eletrodoméstico seja ligado, mesmo que por engano, as chamas irão se propagar rapidamente, o que pode desencadear um incêndio com consequências desastrosas e letais. Assim, da próxima vez que o espaço for considerado para guardar algum utensílio, lembre-se de pensar duas vezes nas várias implicações ocultas nesse fim, priorizando a segurança e garantindo que a cozinha continue sendo um espaço seguro.