Tachar ou taxar? Veja qual o correto e quando usar

A diferença entre tachar e taxar está baseada na classificação gramatical, definição, sinônimos e a maneira em que são utilizados dentro das frases. Assim, pode-se aprender qual é o correto e quando usar dentro da comunicação, seja escrita ou falada.

De acordo com a Academia Brasileira de Letras (ABL), existem 370 mil palavras na Língua Portuguesa, como está documentado na 6ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Sendo assim, é comum que os falantes e leitores encontrem expressões semelhantes, tanto na escrita quanto na oratória. Este é o caso de "tachar" ou "taxar", expressões que criam confusão na hora de se comunicar.

continua depois da publicidade

Dessa forma, é fundamental entender o significado dessas palavras, seus sinônimos e antônimos assim como os principais exemplos para usar corretamente. Como consequência, pode-se produzir textos com mais qualidade, em especial durante as provas de redação e exames com questões dissertativas.

Felizmente, existem dicas e técnicas para auxiliar na memorização, potencializar a aprendizagem e evitar novas dúvidas. A principal dica é buscar utilizar essas palavras no cotidiano, evitando trocas por sinônimos mais simples até que você se familiarize com o termo. Confira mais informações a seguir:

Quando usar tachar ou taxar?

Leia também

1) Taxar

A palavra taxar é original do latim taxare, e por isso sempre se escreve com x. Para entender a definição, pode-se pensar nos sinônimos, sendo eles tabelar, determinar, fixar, tributar, coletar, tarifar, estipular, apreçar e outros. Por sua vez, os antônimos possíveis são descompassar, desregrar, compassar, amoderar, pautar, moderar e regrar.

continua depois da publicidade

A classificação gramatical de taxar como verbo transitivo direto significa realizar uma cobrança, cobrar uma dívida, imposto ou tributo. Porém, pode ser adotado com o sentido de colocar restrições, moderar, limitar elementos distintos e colocar barreiras.

Na classificação de verbo bitransitivo, taxar é uma expressão relacionada com a regulamentação de preços, ou à ação de impor um valor, uma quantia sobre uma grandeza. Por último, como verbo transitivo direto, predicativo e pronominal, taxar significa julgar, expressar a qualidade de algo, caracterizar ou definir. Aprenda mais com alguns exemplos:

continua depois da publicidade
  • O governo taxou os cidadãos com novos impostos no último ano.
  • O Diretor Executivo taxou os gastos desnecessários para retomar o equilíbrio financeiro na empresa.
  • A decisão de taxar a eletricidade e a água foi tomada depois de muitos debates.
  • Ainda que tenham se esforçado, o grupo foi taxado como exagerado em suas colocações.
  • As taxas continuavam chegando, mesmo com o cancelamento do serviço.

2) Tachar

Em sua formação, a palavra tachar parte de uma derivação sufixal, pois se acresce o sufixo verbal -ar à palavra tacha. O resultado dessa flexão gramatical é um verbo que parte de um substantivo. Neste caso, os sinônimos aceitos são as palavras qualificar, considerar, classificar, caracterizar, julgar, rotular, criticar, desaprovar, arguir, riscar, cortar e traçar.

Como verbo transitivo direto, predicativo e nominal, a palavra tachar significa colocar defeitos em uma pessoa, em si mesmo ou em um objeto. A definição literal seria colocar uma tacha, uma marca, uma mancha ou um defeito. Em contrapartida, como verbo transitivo direto, tachar refere-se ao ato de fazer uma crítica, censurar, riscar ou fazer um risco sobre uma superfície.

Por fim, na categoria de verbo pronominal, tachar é a designação do ato de ficar bêbado ou se embebedar. Na função de substantivo, refere-se à tachinha ou percevejo que se utiliza em quadros de cortiça, para fixar materiais diversos e papéis. Para aprender mais, confira alguns exemplos e veja as utilizações possíveis:

continua depois da publicidade
  • Eu me tachava como perfeito até conhecer pessoas mais inteligentes que eu.
  • O autor tachou alguns trechos da obra antes de publicar.
  • Sempre que ia pintar um novo esboço, o artista tachava o papel inteiro com uma caneta azul.
  • O aniversário dele é a oportunidade perfeita de tachar-se com boa cerveja.
  • Prendeu o aviso com tachinhas vermelhas para lembrarem da urgência.
  • Os candidatos tachavam os participantes com base na performance nos desafios, o que não parecia justo para quem estava assistindo.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade