No geral, a Academia Brasileira de Letras estima que existam 370 mil palavras na Língua Portuguesa, conforme a 6ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Neste sentido, encontramos expressões muito parecidas na escrita e na oratória, como “tachar” ou “taxar”, que acabam criando confusão na hora de escrever.
Por conta disso, é importante conhecer o significado desses termos a fim de utilizá-los corretamente na produção de textos, em especial durante provas de redação e exames que possuem questões dissertativas. Para auxiliar nesse processo, existem dicas e técnicas que auxiliam na memorização e potencializam a aprendizagem. Saiba mais informações a seguir:
Quando usar tachar ou taxar?
1) Tachar
A palavra tachar é formada por meio de uma derivação sufixal onde é acrescentado o sufixo verbal -ar à palavra tacha. Como resultado, tem-se um verbo formado a partir de um substantivo, cujos sinônimos são qualificar, considerar, classificar, caracterizar, julgar, rotular, criticar, desaprovar, arguir, riscar, cortar e traçar.
O verbo transitivo direto predicativo e nominal tachar significa colocar defeitos em si ou apontar os defeitos de outras pessoas, com definição literal de colocar uma tacha ou defeito. Como verbo transitivo direto significa censurar, fazer uma crítica sobre, riscar ou fazer um risco sobre algo.
Como verbo pronominal, possui o contexto de embebedar-se ou ficar bêbado. Por fim, como substantivo, refere-se à tachinha ou percevejo utilizado em quadros de cortiça para fixar papéis e outros materiais. Confira alguns exemplos para entender melhor a utilização:
- Quando perguntavam suas qualidades, tachava-se como perfeito.
- O editor tachou alguns trechos do livro antes de enviar para a revisão.
- O artista tachava o papel antes de começar o novo esboço.
- Nos dias festivos, ele tachava-se com frequência, principalmente com a cerveja.
- Aplicou a tachinha no papel para deixá-lo preso no quadro de avisos da empresa.
2) Taxar
Por sua vez, taxar tem origem na palavra em latim taxare, de modo que é sempre escrito com x. Como sinônimo tem-se apreçar, tabelar, determinar, fixar, tributar, coletar, tarifar, estipular e afins.
Na classificação gramatical de verbo transitivo direto, taxar significa realizar uma cobrança, cobrar um imposto ou tributo. Entretanto, pode ser usado com o sentido de moderar, colocar restrições, limitar um ou dois elementos distintos. Como verbo bitransitivo, refere-se à regulamentação de um preço ou à ação de impor uma quantia, ou valor, sobre uma determinada grandeza.
Como verbo transitivo direto predicativo e pronominal, utiliza-se taxar no sentido de julgar, definir ou expressar a qualidade algo. Confira alguns exemplos para entender as possíveis utilizações:
- O Governo Federal taxou os contribuintes com as novas parcelas do imposto.
- O chefe taxou as despesas para equilibrar o caixa da companhia.
- Por decisão unânime, o poder público do município decidiu taxar a eletricidade.
- Apesar dos esforços, taxaram como desnecessários os comentários dos críticos sobre a obra.
Como se lembrar da diferença entre tachar e taxar?
1) Utilize as duas palavras em frases
Experimente criar exemplos com cada um dos significados dessas palavras, a partir da classificação gramatical que tomam dentro das frases. Por meio desse exercício, fica mais fácil fixar os sentidos e utilizações possíveis, de modo que ambas sejam incorporadas ao seu vocabulário.
Posteriormente, você poderá relembrar esses exemplos no momento em que surgir uma nova dúvida. Mais do que criar frases soltas, tente criar textos ou raciocínios onde essas expressões façam sentido, explorando os diversos significados e sinônimos.
2) Faça exercícios
Se precisar de ajuda para fixar a informação, realize alguns exercícios disponíveis na internet com as duas palavras e consulte os gabaritos para entender os erros cometidos. Você pode encontrar exercícios de gramática que utilizam textos, frases, diálogos e charges para trabalhar essas e outras expressões que possuem sonoridade e escrita semelhantes.
3) Troque por sinônimos
Em vez de adotar os sinônimos citados anteriormente, utilize tachar e taxar no lugar, porque assim você força o seu cérebro a naturalizar o uso dessas palavras. Além de ser uma maneira de exercitar os seus conhecimentos, esse tipo de substituição demonstra mais propriedade, domínio e conhecimento da Língua Portuguesa, enriquecendo o discurso e a produção textual.