A Língua Portuguesa é vasta o suficiente para gerar algumas confusões quando se trata de escolher certos termos para integrar uma frase. Com um vocabulário extenso e uma gramática magistral, encontrar uma ou outra palavra parecida e ficar em dúvida ao precisar selecionar uma delas é algo extremamente comum: um exemplo clássico são os termos “sutil” e “sútil”, separados graficamente por apenas um acento agudo.
Mas seria essa a única diferença entre eles? A língua é capaz de pregar peças por conta de suas sutilidades, e por tal motivo, conhecer a fundo o significado de palavras similares é essencial para evitar alguns erros. Dessa forma, confira hoje o que diferencia “sutil” e “sútil”, e não cometa mais nenhuma gafe gramatical.
“Sutil” ou “sútil”? A diferença entre os termos
Antes de mais nada, é preciso entender que ambas as formas existem na gramática e estão corretas, mas possuem significados diferentes.
Sutil é a mais comum e utilizada, e é um adjetivo que caracteriza algo ou alguém com sutileza, fino, delicado ou com perspicácia e habilidade mental. Enquanto isso, sútil, com acento na primeira sílaba, é um adjetivo que designa algo com várias partes costuradas.
Sutil
A definição formal de sutil é algo fino, delgado, que não se pode nem se consegue perceber, que expressa perspicácia, que possui leveza e que se comporta de maneira astuciosa. Etimologicamente, sutil deriva do latim “subtilis.e”, e significa tênue, fino e delgado.
Confira alguns exemplos utilizando a forma:
- Maria sempre foi uma pessoa sutil em todos os detalhes, dona de uma leveza incomum.
- As críticas do chefe foram sutis, mas perfeitamente percebíveis.
- Uma neblina sutil da manhã cobria os montes que apontavam de minha janela.
- Mesmo que mais sutil, o efeito do álcool ainda pode ser sentido ao ingerir mais de um copo da bebida.
Sútil
Já sútil, com acento, se refere a algo com emendas, desenvolvido com pedaços de couro sobrepostos, ou algo construído com pedaços unidos por uma costura, ou seja, algo costurado. Alguns sinônimos para o termo são cozido, emendado, consútil, costurado. Na etimologia, o termo vem do francês “sutillis”.
Veja agora alguns exemplos utilizando a palavra sútil:
- Antigamente, os romanos utilizavam vestes súteis, práticas para o dia a dia.
- A costureira me prometeu uma colcha sútil, com os mais coloridos remendos.
- As cabanas dos Citas, um povo nômade, são súteis, feitas de couro.
- Uma coroa de flores sútil foi confeccionada para que Júlia a utilize com o vestido.