Sorte no amor? descubra qual é o real significado do visco durante o Natal

Um dos símbolos do Natal, a planta tem origem em antigos costumes, bem anteriores ao próprio Cristianismo e todo o significado desta data.

O visco é um dos símbolos do Natal, personificando todo o espírito natalino e seus costumes. Muitos dizem que a planta é sinal de sorte no amor, entretanto existem muitos significados para o visco durante o Natal.

continua depois da publicidade

Uma lenda cristã afirma que o visco era uma árvore e com sua madeira fora construída a cruz que Jesus foi crucificado e por isso sobre ela teria sido lançada uma maldição, condenando-a a perder sua autonomia e transformando hoje em apenas planta.

Todavia, os costumes sobre o visco e outros símbolos do Natal tem origem em antigos costumes, anteriores ao Cristianismo. Nesse sentido, os símbolos cristãos acabaram substituindo os símbolos pagãos, que acabaram ganhando um novo significado. Acompanhe o artigo a seguir e descubra qual é o real significado do visco durante o Natal.

Leia também

Qual o real significado do visco no Natal

Desde a antiguidade, o visco é considerado uma planta muito misteriosa e carregada de simbolismos. A planta era sagrada entre os Druidas – povos que habitavam a Europa pré-romana, sacerdotes dos Celtas – que acreditavam que ela tinha poderes de ordem milagrosa.

continua depois da publicidade

Para os Romanos, entretanto, o visco trazia paz. Eles pensavam ainda que quando inimigos se encontravam embaixo do visco, jogavam suas armas no chão e declaravam uma trégua no meio da guerra.

Nesse sentido, o uso do visco tem origem em práticas europeias pagãs e seu uso passou a ter outros significados desde a introdução do cristianismo por toda Europa, sendo incorporado por algumas das tradições cristãs em famílias europeias que haviam se convertido.

Para esses povos, o visco possuía propriedades místicas e sobretudo era um símbolo de paz e bondade. Assim, adicionando a crença de enfeitar portas com visco como modo de proteção, essa crença de beijar sob o visco no Natal trazer boa sorte no amor surgiu como um resultado da incorporação de tradições cristãs.

continua depois da publicidade

Sorte no amor: o significado do visco no Natal

O visco é uma planta muito comum, sobretudo em países da Europa Anglo-Saxã e é visto por esses povos como um símbolo que traz boa sorte no amor. Sua história, entretanto, remonta a um passado mais recente, quando no início do século XX, mendigos franceses e ingleses pediam dinheiro com visco nas mãos.

Quando usado como elemento decorativo, casais que passam pelo visco devem parar e beijar-se. Assim, diz o costume que ao se depararem com um visco pendurado em um teto ou sob a porta de entrada de casas, duas pessoas que se encontrem embaixo da árvore devem se beijar e agarrar um fruto.

Nesse sentido, diz a tradição que mulheres que são beijadas nestas condições no dia 24 de dezembro serão afortunadas com muita boa sorte com seu parceiro (caso já tenham um) e, caso sejam solteiras, vão encontrar um amor nos próximos meses.

continua depois da publicidade

Características do visco

O visco é uma planta parasita, crescendo em outras plantas e frequentemente em árvores. Nesse sentido, suas raízes se desenvolvem invadindo a casca das árvores, roubando seus nutrientes.

O visco teve origem em regiões tropicais, com o solo encontrando condições pobres para o desenvolvimento pleno. Entretanto, além de funcionar como parasita, o visco também consegue desenvolver propriedades normais e gerar alimento realizando a fotossíntese.

Todavia, o visco se caracteriza por suas pequenas folhas coriáceas verdes e caule lenhoso. É responsável por produzir bagas brancas, com sementes que acabam sendo captadas por aves e outros animais, sendo depositadas em outros lugares.

Leia também

Concursos em sua
cidade