A Língua Portuguesa é rica em palavras e respectivos sinônimos que se referem ao mesmo sentido. É o caso do termo “problema”, por exemplo, que também pode ser escrito com as variantes “desavença”, “impedimento”, “conflito”, “adversidade” e assim por diante.
E isso é extremamente valioso para a gente. Sabe por quê? Significa que os nossos textos podem ser dinâmicos e, assim, conseguimos evitar repetições para que a leitura flua de maneira mais satisfatória. Sempre conseguimos usar outras palavras para expressar coisas parecidas.
Mas é claro que precisamos sempre ter atenção ao contexto e gênero linguístico. Afinal, não vale a pena escrever textos rebuscados para a internet, quando a tendência é de simplesmente trazer uma linguagem objetiva, direta ao ponto e simples para ser realmente entedida.
Podemos fazer diferente na universidade, ainda mais quando precisamos usar inúmeros elementos da língua para realmente expressar resultados obtidos a partir de análises científicas. Existem termos próprios da comunidade, inclusive, que não são usados em outros lugares.
O ponto é: cada contexto tem a sua abordagem que mais se encaixa. Porém, em toda e qualquer situação, precisamos nos fazer entendidos. Palavras usadas a tordo e direito, ou seja, sem necessidade pode trazer mais confusões do que realmente enriquecer a leitura. Pense nisso.
Na matéria de hoje, vamos abordar uma dúvida que é comum para os nativos da Língua Portuguesa, bem como gringos que querem aprender mais sobre o nosso idioma: afinal, qual é o jeito certo de escrever: soprar ou assoprar? Confira a resposta ao longo de nosso conteúdo.
Ah, e aproveite a visita para navegar por outros textos que já publicamos por aqui. Temos dicas de estudo e regras explicadas de gramática, mas não para por aí: você também encontra profissões em alta, notícias de concursos abertos ao redor do país e muito mais. Fique conosco.
Qual é o significado do verbo “soprar”?
De acordo com o dicionário de Oxford, o verbo representa o ato de fazer o ar sair pela boca ou nariz. Ou seja, dirigindo uma brisa para algo ou alguém. Também pode fazer alusão ao movimento ou agitação de alimentos da natureza, por exemplo, como o vento em folhas no chão.
Veja exemplos de uso:
- Eu soprei as minhas velas de aniversário e espero que ninguém tenha contado a quantidade. A minha idade é um mistério até para mim mesmo;
- O vento soprou tão forte as folhas que estavam chão que eu pensei que viria uma tempestade a qualquer momento;
- Eu soprei tanto que até perdi o fôlego. Não consegui falar nenhuma palavra depois;
- Você me pediu para soprar um pouco de ar perto de você, já que estava fazendo muito calor. Pena que apareceu um monte de saliva no processo. Faz parte e acontece nas melhores famílias.
Qual é o significado do verbo “assoprar”?
Sim, o verbo assoprar também existe e representa o momento em que algo ou alguém direcionou o seu sopro em alguma direção. Ou seja, tem basicamente o mesmo sentido de “soprar”. Também está ligado com o ato de expelir ar do corpo em busca de algum objetivo.
Veja exemplos de uso:
- Depois dos parabéns, a garotinha finalmente assoprou as velas no bolo. Agora, eu estou com vontade de comer os brigadeiros;
- Ela assoprou o apito com tanta força que eu pensei que iria passar mal com o esforço;
- Não sei o motivo, mas sempre gosto de assoprar o picolé, como se fosse fazer alguma diferença.
Então, qual é o correto: soprar ou assoprar?
A resposta é uma coisa: tanto assoprar quanto soprar são sinônimos. Ambos os verbos existem e podem ser usados nos mesmos contextos. Ou seja, não há nada de errado em seus respectivos empregos em frases que façam sentido para o que você pretende expressar.
É mais uma questão de preferência mesmo. Eu, particularmente, gosto mais de “assoprar” pelo som das letras. Vai de cada um.