O fenômeno chamado “solstício de verão” acontecerá nesta sexta-feira, 21/12, no Brasil. O período marca o início oficial da estação mais quente do ano. É quando o Sol atinge sua posição mais ao sul no céu, proporcionando a máxima inclinação em direção aos raios solares.
O solstício de verão traz consigo um aumento notável na duração da luz do dia. Isso ocorre justamente porque os raios solares incidem mais diretamente, cobrindo uma maior extensão de terra. Como resultado, os dias se estendem, o que gera mais horas de luz solar. Sabia disso?
Vamos explicar mais detalhes sobre o fenômeno no decorrer da matéria. Qual tal explorar outros conteúdos que já publicamos? Temos de tudo um pouco para te deixar constantemente atualizado, como dicas de estudo, notícias de concursos abertos, economia e muito mais.
Como funciona o solstício de verão?
O solstício de verão é um evento astronômico que ocorre quando o eixo da Terra inclina-se em sua órbita em relação ao Sol. No hemisfério norte, o fenômeno ocorre por volta de 21 de junho, indicando o início oficial da estação mais quente do ano.
Durante o solstício de verão, a inclinação máxima do eixo da Terra resulta no dia mais longo do ano e na noite mais curta. Esse fenômeno é inversamente proporcional no hemisfério sul, onde o Brasil está localizado, que geralmente acontece nos meses de dezembro.
Em termos práticos, a inclinação do eixo da Terra é o desencadeador do acontecimento. Ele não é perpendicular ao plano de sua órbita ao redor do Sol, mas sim inclinado em cerca de 23,5 graus. E isso é responsável pelas variações sazonais que experimentamos ao longo do ano.
Quando o hemisfério sul está inclinado em direção ao Sol, ocorre o solstício de verão, sendo que os raios solares atingem essa região com maior intensidade, promovendo, assim, dias mais longos. Conseguiu pegar a linha de raciocínio?
O fenômeno nem sempre acontece nos mesmos dias
Como tudo depende do eixo de inclinação, não podemos dizer que o fenômeno acontece sempre no dia 21 de dezembro de todos os anos. Tudo depende dos fatores externos que “antecipam” ou “atrasam” o acontecimento no mundo, inclusive no Brasil.
As datas exatas somente podem ser definidas com o desenrolar do ano. Mas, em linhas gerais, poderíamos dizer que o solstício de inverno acontece entre os dias 20 e 22 de junho, considerando somente o nosso país como referência.
Já o de verão, como percebemos neste ano de 2023, ganha espaço entre os dias 20 e 23 de dezembro em nosso país.