Soft e Hard Skills: o que são as habilidades mais visadas pelas empresas?

As habilidades mais visadas pelas empresas atualmente são conhecidas como soft skills e hard skills, que referem-se às habilidades socioemocionais e ao conhecimento técnico dos profissionais. Por isso, é necessário equilibrar ambas no currículo.

Diante da transformação em curso no mercado de trabalho, não é mais suficiente ter somente um diploma de Ensino Superior ou Ensino Médio. Cada vez mais, as empresas estão solicitando habilidades específicas dos seus funcionários, o que exige um alto nível de qualificação profissional. Essas são as soft e hard skills.

continua depois da publicidade

Ainda que se refiram a capacidades distintas, é importante que os trabalhadores saibam equilibrá-las corretamente no currículo e no cotidiano produtivo. Ademais, é fundamental buscar um aperfeiçoamento constante para se manter à frente da concorrência e garantir uma boa competitividade. Saiba mais informações a seguir.

O que são soft e hard skills?

Leia também

1) Soft skills ou habilidades comportamentais

As soft skills são habilidades e competências que se relacionam com os aspectos do comportamento humano. Assim, fazem parte do arsenal de informações que um profissional precisa para alcançar os objetivos profissionais. Ainda que estejam relacionadas com a área de atuação, englobam outras atividades além das demandas cotidianas de cada funcionário.

São capacidades que o indivíduo demonstra ao se relacionar com as outras pessoas. Como exemplo, pode-se citar as mais requisitadas pelo mercado de trabalho, como a inteligência emocional, empatia, comunicação não-violenta, adaptabilidade, gerenciamento do tempo, liderança e ética profissional.

continua depois da publicidade

Todas são habilidades que não estão propriamente limitadas à sala de aula ou ao conhecimento teórico, uma vez que referem-se aos aspectos de convivência e desenvolvimento pessoal. Neste contexto, podem ser aprendidas por meio de práticas como a psicoterapia, meditação, trabalho voluntário, leituras voltadas para a reflexão individual, participação em retiros ou eventos que trabalham o autoconhecimento.

Para o mercado de trabalho, são as soft skills que permitem que o profissional trabalhe bem em grupo, atenda aos consumidores de maneira humanizada, consiga comunicar as suas necessidades e entenda a hierarquia sem imposições. Experimente investir em atividades que desenvolvam essas habilidades comportamentais.

2) Hard skills ou habilidades técnicas

As hard skills ou habilidades técnicas referem-se às capacitações teóricas e práticas que um profissional possui. No geral, esse tipo de capacidade era a mais valorizada pelo mercado de trabalho antigamente, quando a cultura organizacional e profissional era pautada em um conhecimento mais objetivo.

continua depois da publicidade

Dessa maneira, pode-se entender as habilidades técnicas como aquelas que estão presentes nos currículos e são ensinadas por livros, cursos ou na sala de aula. Portanto, podem ser comprovadas por meio de diplomas, certificados de qualificação ou então mensuradas por meio de testes e provas.

Como exemplo, as hard skills mais solicitadas pelo mercado de trabalho atualmente são a gestão de projetos, gestão de pessoas, programação e domínio das linguagens de programação, conhecimento em ferramentas Office como o Excel, fluência em idiomas e muitos mais. Existem também as chamadas habilidades do futuro nesse grupo.

Basicamente, referem-se aos novos conhecimentos teóricos que estão surgindo como consequência das novas tecnologias e da inovação no mercado. Por exemplo, a Inteligência Artificial, blockchain, UX Design, gestão de dados, ciência e engenharia de dados e afins.

continua depois da publicidade

Como essas habilidades auxiliam os profissionais?

A princípio, dominar as habilidades técnicas e as capacidades comportamentais colocam o profissional à frente das demandas atuais do mercado de trabalho. Dessa maneira, esses profissionais conseguem se manter competitivos e atualizado diante das transformações que estão modificando a forma de trabalhar.

Além disso, são ferramentas importantes para se relacionar bem com clientes e colegas de trabalho, lidar e gerenciar crises, apresentar propostas inovadoras, comunicar as necessidades e continuar crescendo dentro da carreira. No entanto, é importante encontrar maneiras de aliar essas habilidades.

Por meio da adaptabilidade, por exemplo, o profissional consegue identificar quais são as necessidades do próprio setor para desenvolver soluções inteligentes, utilizando do conhecimento técnico que possui na área. Posteriormente, poderá apresentar essas informações aos clientes por meio do domínio de ferramentas como o Power Point, com o apoio de uma comunicação empática e humanizada.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade