Existem vários termos da Língua Portuguesa que são exemplares em sua tarefa de confundir até mesmo os mais estudiosos de seus falantes. Problemas como erros gramaticais, confusão ao lembrar das exceções ou deslizes na pronúncia são comuns ao lidar com um idioma tão completo como este, e um dos exemplos que melhor pode ilustrar este dilema é o uso de “sob” e “sobre”: qual seria a diferença entre ambos? E quando utilizar cada um?
Tanto “sob” quanto “sobre” são preposições essenciais, mas capazes de causar muita confusão na hora de utilizá-las em um contexto formal. O motivo é o fato de serem palavras parônimas, ou seja, muito semelhantes na pronúncia e na escrita, mas com significados diferentes.
Com isso, ainda é possível definir os dois termos como antônimos, fenômeno que marca as palavras que possuem significados que são o contrário uma da outra. Seja como for, embora estas definições possam causar certa confusão, para resolver este problema, basta entender qual o significado de cada uma e para que servem. Pensando nisso, confira abaixo qual a diferença entre “sob” e “sobre” e quando utilizar cada uma.
Sob e sobre: diferença e como usar
Antes de mais nada, é preciso entender que tanto “sob” quanto “sobre” são termos que seguem as regras ortográficas da língua, e por tal motivo, estão corretas. Contudo, seu uso vai depender do contexto no qual a frase está inserida.
Pelo fato de ambas serem preposições, são consideradas invariáveis, utilizadas para ligar dois termos em uma oração. Confira abaixo o significado, usos e exemplos de cada uma.
O que é sob?
A palavra “sob” é uma preposição que faz referência a algo que esteja em uma posição inferior. Ela pode ser usada com os seguintes sentidos:
- Abaixo de;
- Embaixo de;
- Por baixo de;
- Protegido por;
- Subordinado a;
- Obrigado por;
- No tempo de;
- Em estado de;
- Em processo de.
Da mesma forma, “sob” ainda pode indicar um modo e um efeito. Confira os exemplos e seus respectivos significados:
- O filhote de passarinho estava sob as asas da mãe. (Protegido por);
- A minha bolsa está sob o nicho da bancada. (Abaixo de);
- A gravata do meu noivo foi feita sob medida para ele. (Modo);
- Os adolescentes foram presos por dirigir sob a influência de álcool. (Efeito).
O que é sobre?
Já “sobre” é uma preposição utilizada para fazer referência a algo que esteja em uma posição superior, ou seja, o oposto de “sob”. O termo pode ser usado com os seguintes sentidos:
- Ao longo de;
- Em cima de;
- A respeito de;
- Em direção a;
- Cerca de;
- Correspondente a.
Além disso, “sobre” ainda pode indicar causa, superioridade, preferência, responsabilidade, relação entre partes de um todo e repetição. Veja os exemplos abaixo:
- Todas as minhas coisas estavam sobre a mesa quando eu saí. (Em cima de);
- O pesquisador cobriu pautas sobre inteligência artificial em seu discurso. (A respeito de);
- O rei tem poder sobre seus súditos. (Superioridade);
- Esta geladeira precisa ficar em um nicho de dois metros de largura sobre três metros de altura. (Relação entre as partes de um todo).
Diferença entre “sob” e “sobre”
No geral, para entender qual a diferença entre “sob” e “sobre”, basta lembrar de seus significados. A preposição “sob” revela algo ou alguém abaixo de um objeto ou pessoa, enquanto “sobre” tem um sentido contrário, indicando que algo ou alguém está em uma posição acima. É possível notar os diferentes sentidos em exemplos como estes:
- Deixei todo o material sobre a bancada para os alunos. (Em cima da bancada);
- Deixei todo o material sob a bancada para os alunos. (Embaixo da bancada).