Sintonize seu cérebro: Veja como a música desenvolve sua capacidade cognitiva

A música é uma ferramenta capaz de desenvolver a capacidade cognitiva dos ouvintes. Desse modo, atua estimulando a audição, estimulando a memória e a atividade neural, impulsionando o aprendizado e influenciando positivamente na saúde mental.

De acordo com estudos pedagógicos, a música pode desenvolver a sua capacidade cognitiva porque sintoniza o seu cérebro em frequências que estimulam a atividade neural. Dessa maneira, são trabalhados diferentes aspectos relacionados à aprendizagem, como a memória, audição e interpretação.

continua depois da publicidade

Em específico, existe um artigo de Mauro Muszkat na revista Literartes que apresenta a relação entre a música e o desenvolvimento neurológico, explicando como a música pode auxiliar no tratamento de doenças como depressão ou Alzheimer. Portanto, existe um processo específico que é realizado na interação com essa arte. Saiba mais informações a seguir:

Como a música desenvolve a capacidade cognitiva?

Leia também

Segundo Muszkat, quando escutamos música, a frequência cardíaca e respiratória, os ritmos elétricos cerebrais e outras funções orgânicas entram em sintonia com a melodia que está sendo tocada. Portanto, a música não é processada somente pelo aparelho auditivo, porque passa pelo cérebro e interfere na forma com que ele funciona.

Dessa maneira, a depender do gênero musical, pode-se obter um melhor desempenho em atividades esportivas porque há maior atividade cardíaca, auxiliando na concentração, liberação de hormônios como adrenalina e nas funções musculares. Por outro lado, existem músicas que provocam maior concentração por induzir o estado físico necessário para realizar pequenas tarefas.

continua depois da publicidade

Um estudo realizado pela Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, mostrou que o cérebro dos músicos trabalha de uma maneira distinta em relação aos demais indivíduos que não têm tanto contato com a música. Basicamente, a música causa uma ativação simultânea dos hemisférios do cérebro.

Assim, há uma ampliação do desempenho cerebral ao longo do tempo, o que faz com que haja uma maior conectividade entre diferentes áreas neurais. Como consequência, as capacidades cognitivas são potencializadas, permitindo que o ser humano desenvolva as capacidades comunicativas, interpretativas e auditivas.

Além disso, outro fator que influencia na capacidade cognitiva é que o contato com a música estimula a criatividade e imaginação, trabalha os aspectos sensíveis e impulsiona a atividade mental por meio dos ritmos. Nesse processo, o indivíduo consegue trabalhar a atenção seletiva, o autoconhecimento e a conexão pessoal por meio da arte.

continua depois da publicidade

A música auxilia no desenvolvimento da inteligência, desde a espacial até a cinestésica-corporal, lógico-matemática, linguística, interpessoal e intrapessoal. Ao mesmo tempo, a coordenação motora fina e bruta, autonomia e linguagem também são acionadas na interação com os sons.

Como utilizar a música como instrumento de aperfeiçoamento pessoal?

1) Explore gêneros diferentes

Mais do que ouvir as mesmas músicas, é importante conhecer novos artistas e sair da zona de conforto. O contato com gêneros diferentes permite com que o cérebro seja estimulado de maneiras distintas, provocando reações variáveis e trabalhando ainda mais habilidades.

Experimente ouvir algo diferente com frequência para ampliar o seu acervo musical. Dessa forma, você evita que o sistema nervoso economize energia por estar cumprindo as mesmas rotas diante das músicas que você escuta normalmente. Uma boa dica é tentar escutar canções em outros idiomas.

continua depois da publicidade

2) Interaja com outros estímulos

Escute as músicas enquanto assiste o videoclipe para trabalhar a visão e audição ao mesmo tempo, coloque legendas ou acompanhe a letra da música para estimular a leitura simultânea ou confira o show do artista ao vivo para experimentar diferentes sensações que a performance pode criar.

Mais do que se limitar aos sons, pode-se explorar outros sentidos de maneira inteligente. Tente associar aquela música com uma cor ou fazer um desenho que represente o que o cantor está dizendo. Escreva o que você pensou ou sentiu escutando e aproveite para trabalhar outras habilidades.

3) Cante e dance

Ouvir música é uma forma de desenvolver o cognitivo, mas outras capacidades são estimuladas quando você vai além do papel de ouvinte. Ao cantar e dançar, você está trabalhando com a coordenação motora, inteligência emocional, linguagem, expressão pessoal e outros sentidos que vão além da audição.

continua depois da publicidade

Aproveite a música para movimentar o corpo, mudar de ambiente e quebrar a rotina de maneira saudável.

Leia também

Concursos em sua
cidade