Sim, vale a pena usar protetor solar em casa – aqui estão os motivos

É fundamental entender que, mesmo dentro de casa, estamos expostos à radiação ultravioleta e que o uso de protetor solar é uma medida inteligente.

Ao falar sobre o uso de protetor solar, a maioria das pessoas imediatamente pensa em atividades fora de casa, a exemplo de praia, piscina e dias ensolarados. É o seu caso? No entanto, o produto tem uma importância que vai além da proteção contra os raios solares ao ar livre.

continua depois da publicidade

É fundamental entender que, mesmo dentro de casa, estamos expostos à radiação ultravioleta e que o uso de protetor solar é uma medida inteligente para manter a saúde da pele e prevenir danos. Vamos te mostrar alguns razões para fazer com que a prática se torne um hábito.

Lembrando que o nosso texto não tem a intenção de substituir uma consulta médica com dermatologista. Para entender qual é o tipo ideal de protetor solar para a sua pele, recomendamos que você entre em contato diretamente com especialistas na área de saúde.

Leia também

Sim, vale a pena usar protetor solar em casa – aqui estão os motivos

Proteção contra luz visível

Além dos raios UVA e UVB, a luz visível está presente tanto em ambientes internos quanto ao ar livre. A exposição prolongada, proveniente de telas de computadores, televisores e lâmpadas, pode contribuir para o envelhecimento da pele e para o desenvolvimento de manchas.

continua depois da publicidade

O protetor solar não só oferece proteção contra a luz visível, mas também ajuda a manter a pele saudável em ambientes com iluminação artificial intensa. Até porque não há nada melhor do que dizerem que você parece ter uma idade inferior ao que realmente tem.

Radiação UV vai além do vidro de janelas

Uma das razões mais surpreendentes para usar protetor solar em ambientes fechados é que a radiação ultravioleta (UV) é capaz de atravessar vidros. Isso significa que, mesmo quando você está em casa, no escritório ou em seu carro, a exposição à radiação UV ainda pode ocorrer.

Os raios UVA (ultravioleta A) são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Portanto, aplicar protetor solar todo dia, especialmente nas áreas do corpo expostas à luz solar direta, pode ajudar a minimizar esses danos.

continua depois da publicidade

Exposição indireta em varandas e lugares abertos na casa

Se você tem janelas amplas ou uma varanda onde passa bastante tempo, é importante ter em mente que a exposição à luz solar indireta ainda pode causar danos à pele. Sabia disso?

Mesmo quando você não está diretamente sob o sol, a radiação UV pode atingir a pele se ela estiver exposta. Portanto, ao sentar-se perto de janelas ou em varandas ensolaradas, aplique o protetor solar. É realmente uma precaução inteligente e estratégica.

Mas como escolher o protetor solar?

Quando se trata de escolher um protetor solar para uso interno, é importante procurar produtos com amplo espectro, que protejam contra raios UVA e UVB, e um fator de proteção solar (FPS) adequado às suas necessidades.

continua depois da publicidade

Para entender qual produto melhor se adequa à sua pele, recomendamos uma consulta com algum profissional de dermatologia.

Leia também

Concursos em sua
cidade