Silva, Santos, Pereira, Dias: por que muitos brasileiros têm sobrenomes iguais?

Sobrenomes se repetem entre os brasileiros e a probabilidade de conhecer outro Silva, Santos, Pereira ou Dias é bem alta; entenda o motivo pelo qual isso acontece.

Sobrenomes mais comuns entre os brasileiros podem se repetir de maneira fácil entre as pessoas. Esse acontecimento pode gerar dúvida e até mesmo estranhamento, mas o certo é que a maioria das pessoas não sabe por que muitos brasileiros têm sobrenomes iguais.

continua depois da publicidade

Esse acontecimento está ligado à colonização do nosso país, visto que a maioria destes sobrenomes possuem alguma história e são cercados por elementos de ancestralidade, apontando para a origem de várias famílias que se formaram.

Silva, Santos, Pereira, Dias: por que os brasileiros têm sobrenomes iguais?

Leia também

Os casos de vários Silvas, Santos, Pereira, Dias e outros sobrenomes que se repetem no Brasil são bastante intrigantes e levam as pessoas a levantarem algumas dúvidas. Mas para entender o motivo pelo qual esses nomes se repetem, é preciso voltar na colonização do país.

Os sobrenomes existentes no imaginário brasileiro geralmente foram criados e usados para eternizar a origem de várias famílias. Nesse sentido, vale dizer que um levantamento feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Aplicada), afirmou que 87,5% dos brasileiros possuem nomes de origem ibérica, ou seja, grande maioria dos brasileiros possuem sobrenomes advindos da Espanha ou de Portugal.

continua depois da publicidade

Entretanto, não é possível dizer que a maioria dos brasileiros é descendente de europeus. A história explica que a maioria dos sobrenomes foram impostos aos indígenas (brasileiros nativos) e aos descendentes de africanos escravizados que aqui estavam e acabaram sendo rebatizados pelo colonizador.

O sobrenome de uma pessoa no Brasil, infelizmente é sinônimo de status pessoal. Pesquisas levantadas por estudiosos mostram que geralmente pessoas com sobrenomes mais comuns (a exemplo do Silva, Souza e Pereira) recebem menores salários nas empresas em que trabalham.

Mesmo que ainda não existam explicações de forma definitiva, o que se enxerga é que a população preta e parda frequentemente possui os sobrenomes mais comuns e, por ocuparem um espaço que é historicamente desfavorecido em nossa cultura, sofrem com essa prática. O mais comum no Brasil é que pessoas que recebem melhor geralmente possuem sobrenome italiano ou alemão.

continua depois da publicidade

Lista de nomes mais comuns no Brasil

Alguns dos nomes mais comuns em brasileiros estão catalogados em diversas listas elaboradas ao longo dos anos. Geralmente esses sobrenomes surgiram para deixar o legado construído por alguma família e acabaram se perpetuando.

  • Silva: este é o sobrenome mais comum no Brasil e foi dado a escravizados que foram trazidos para o Brasil nos tempos da colônia. Outra explicação envolve a origem do sobrenome durante o Império Romano, quando era usado para se referir a pessoas que habitavam regiões de floresta ou ‘selva’, que logo depois se transformaria em ‘silva’;
  • Santos: a origem do sobrenome é inteiramente religiosa. A tradição em Portugal era de dar o sobrenome a todas as pessoas que nasciam no dia 1º de novembro, conhecido como Dia de Todos os Santos;
  • Pereira: o sobrenome de origem portuguesa provavelmente veio da região dos Açores para o nosso país durante o século XVIII, principalmente para a região Sul do Brasil;
  • Dias: sobrenome de origem ibérica é uma derivação dos nomes ‘Diego’ ou ‘Diogo’ e no Brasil existem registros deste sobrenome datados do século XVI e XVII, em famílias de São Paulo e do Rio de Janeiro;
  • Souza: deriva do latim ‘saxa’, que quer dizer ‘seixos’ ou ‘rochas’. O sobrenome também era pertencente a uma família portuguesa ancestral do povo visigodo, bárbaros que ocupavam o norte da Europa;
  • Ferreira: um dos sobrenomes mais comuns no Brasil, ele é uma referência a lugares com existência de ferro ou mina de ferro. O espanhol Dom Álvaro Rodrigues Ferreira, que viveu por volta do ano 1170, é o responsável pelo registro mais antigo do nome.
Leia também

Concursos em sua
cidade