Roer madeira é um comportamento comum a qualquer cachorro, que também gera algumas dúvidas nos tutores. Se você tem um cachorro, provavelmente já se deparou com alguma coisa de madeira desgastada.
A verdade é que quando são filhotes, os cachorros roem praticamente tudo o que encontram pela frente, como forma de aliviar o nascimento dos dentes. Quando estão na fase adulta, roer madeira pode ser uma maneira de demonstrar estresse ou até mesmo ansiedade.
Portanto, se o seu cachorro rói madeira, esse comportamento pode ter um motivo maior. Pode ser um alerta que o seu cãozinho está dando e por isso inspira maiores cuidados. A seguir, elaboramos uma lista com 5 razões para esse comportamento.
5 razões para o cachorro roer madeira
Cachorros roendo madeira é um comportamento normal e, durante boa parte da vida, eles adoram brincar com pedaços de madeira e derivados. Entretanto, quando esse se torna um comportamento recorrente, o tutor deve ficar de olho para ver o que realmente está acontecendo com seu cão.
Isso porque cachorro que rói madeira geralmente está tentando passar algum recado ao seu tutor. Por isso, acompanhe o artigo a seguir e veja 5 razões para o cachorro roer madeira. Confira:
1 – Explorar o ambiente
Cachorros são curiosos por natureza e geralmente costumam explorar o local em que estão. Para os cães, a forma de explorar o mundo é com a boca. Por isso eles adoram tanto roer objetos de madeira que encontram pelo caminho.
2 – Demonstrar tédio
Cachorros precisam estar o tempo todo entretidos com alguma coisa. Ambientes que não oferecem muitas opções de lazer para os cães podem ser fonte de tédio. O tédio, por sua vez, pode ser o principal fator para os cães roerem objetos de madeira que encontram pela frente.
O cachorro entediado encontra relaxamento quando rói madeira. Isso porque roer ocasiona a liberação de serotonina e endorfina, o que faz com que o cachorro não sinta a sensação de tédio e abandono que experimentava.
Muitas vezes os tutores acabam punindo o cão que rói madeira, isolando-o do convívio com outras pessoas e outros tipos de punição. Entretanto, o isolamento pode piorar o comportamento do cão.
3 – Aliviar o nascimento de dentes
Quando são ainda filhotes, os cachorros costumam roer muita madeira como forma de aliviar o nascimento dos dentes, que estão mudando. Nessa fase, a gengiva dos cães coça muito e roer madeira pode parecer ser a melhor solução para passar tudo isso.
Os dentes dos cães começam a nascer aos 20 ou 30 dias de vida. Após todos nascerem, os dentes de leite começam a ser trocados a partir dos 4 meses de vida. Geralmente a troca dura até os seis meses, e roer objetos de madeira é sempre a melhor opção.
4 – Pode ser um distúrbio intestinal
Os cães podem sofrer de uma síndrome, conhecida como “apetite depravado”. O distúrbio faz com que os cães ingiram outros objetos, que não são alimentos. Dessa forma, podem comer pedras, plástico, pedaços de parede, dentre outros itens estranhos.
Alguns fatores contribuem para que os cães desenvolvam esse tipo de distúrbio:
- Verminose;
- Deficiência nutricional;
- Ansiedade e estresse.
5 – O cachorro quer chamar atenção
Reproduzir esse comportamento de roer qualquer item de madeira pode ser uma forma de o cachorro chamar a atenção de seu tutor. Geralmente filhotes estão mais propícios a desenvolver essa forma de buscar a atenção e o carinho do seu tutor, principalmente se passam muito tempo sozinhos.
Para se informar melhor sobre o caso específico do seu pet, recomendamos que procure um veterinário. Somente esse profissional poderá avaliar e indicar as melhores soluções para esse hábito do seu cãozinho.