"Setecentos" ou "setessentos": como se escreve 700?

Você já se perguntou como escrever o número 700 da forma correta? Seria "setecentos" ou setessentos"? Confira abaixo.

Ao mexer com números, você certamente já deve ter sentido uma ou outra dúvida quando o assunto é redigi-los por extenso. Um exemplo clássico é a confusão entre "setecentos" ou "setessentos": qual seria a versão correta?

continua depois da publicidade

Os números são uma presença constante na vida da maioria das pessoas. Seja no trabalho ou nos estudos, precisar lidar com eles por escrito é um problema comum. Contudo, saber a grafia adequada de todos eles nem sempre é possível.

Seja uma palavra complexa ou uma das mais comuns utilizadas no cotidiano, como é o caso dos numerais, escrever ou pronunciar determinados termos da Língua Portuguesa pode não ser a mais fácil das missões.

Pensando nisso, confira hoje qual a versão adequada de um dos exemplos mais comuns que envolvem a escrita correta dos números.

continua depois da publicidade
Leia também

"Setecentos" ou "setessentos"? Descubra a versão correta

Boa parte das palavras que possuem os dígrafos "ss", "sc", "xc" e "sç", junto com os fonemas "c" e "s", são famosas por causar confusão entre os falantes da Língua Portuguesa.

O motivo é o fato de terem sons similares. Mesmo sendo um numeral, o 700 também não escapa dessa dúvida. Seja como for, para não esquecer mais de sua grafia correta, basta se lembrar de uma regra simples.

continua depois da publicidade

O numeral exemplificado é a representação de 7 vezes 100, ou seja, a junção de sete centenas. Esse termo é uma justaposição entre dois vocábulos, que são sete + centos.

A palavra "centos", por sua vez, vem etimologicamente de "centum", termo em latim que simplesmente se refere a cem unidades ou a uma centena. Por tal motivo, deve sempre ser escrita com "c", por se referir ao número cem.

Veja outros exemplos da escrita do número por extenso:

  • 700: setecentos;
  • 770: setecentos e setenta;
  • 777: setecentos e setenta e sete;
  • 1.700: mil e setecentos;
  • 1.777: mil, setecentos e setenta e sete.

Junto disso, a palavra ainda serve como um substantivo masculino. Ela pode ser utilizada para se referir ao século XVIII, bem como os acontecimentos literários e artísticos do período. Para isso, deve ser escrita com letra maiúscula.

continua depois da publicidade

Confira alguns exemplos com o número cardinal e com o substantivo abaixo:

  • A inscrição que Júlia precisa fazer para a prova custa setecentos reais.
  • O material de construção que estão transportando daqui para a chácara passa dos setecentos quilos.
  • Qual é a soma final do cálculo? Setecentos.
  • Os pintores consagrados do Setecentos ainda são estudados por muitas escolas do país.
  • Para entender melhor sobre o assunto, é preciso levar em consideração o estilo de vida brasileiro no início do Setecentos.

Outros números com "cento"

A mesma regra da palavra setecentos vale para os numerais que representam a multiplicação de centenas. Assim, todos os outros com o mesmo final são formados pela justaposição do numeral com o termo "cento". Confira:

  • Seiscentos: seis + centos;
  • Oitocentos: oito + centos;
  • Novecentos: nove + centos.

Os dígrafos

Como informado anteriormente, um dos maiores motivos que fazem dúvidas a respeito da grafia de termos como setecentos surgirem envolve a similaridade com outros formados por dígrafos e fonemas específicos.

Os dígrafos são um fenômeno que ocorre quando duas letras são utilizadas para representar um só fonema. Assim, tornam-se uma única emissão de som. Nesse sentido, eles podem ser consonantais ou vocálicos.

O dígrafo consonantal é composto por duas letras que formam o som de uma consoante. Alguns dos principais são "ch", "lh", "nh", "rr", "ss", "sc" e "sç".

Já o vocálico é formado quando vogais são sucedidas das consoantes "n" ou "m", o que representa um fonema nasalizado. Isso significa que, durante a pronúncia, as correntes de ar nos pulmões passam pelo nariz e pela boca.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade