Sente mais que os outros: 4 sinais mostram que você é altamente sensível

Descubra quais são os sinais que demonstram que você é uma pessoa com a sensibilidade em alta, de acordo com a Ciência.

A sensibilidade vai muito além de ser uma pessoa que chora ou se emociona facilmente. Neste contexto, existem 4 sinais que mostram que você é altamente sensível, todos comprovados cientificamente.

continua depois da publicidade

No geral, são atitudes e posicionamentos que indivíduos sensíveis tomam dentro das situações, principalmente diante dos conflitos. Por isso, se diferem daqueles que são mais durões com tudo. Entenda mais a seguir.

Quais são os sinais de que você é altamente sensível?

Leia também

1. Você fica sobrecarregado de estímulos facilmente

As pessoas altamente sensíveis costumam ser mais reativas aos ambientes em que estão inseridos, mas isso também se estende às pessoas. O excesso de ruído, som, cores e até mesmo texturas pode te causar mal-estar ou cansaço.

Seja ao entrar em uma sala muito clara, enfrentar um trânsito muito barulhento ou ir em uma festa cheia de luzes coloridas, o que acontece é que você é mais sensível a estímulos em excesso. Por isso, se sente sobrecarregado.

continua depois da publicidade

Esse aspecto foi tratado em detalhe pela Pós-Doutora em Psicologia, Jadzia Jagiellowicz, em seu livro sobre alta sensibilidade. Na obra, ela trata sobre as particularidades mentais e sociais de pessoas altamente sensíveis.

2. Você pensa profundamente sobre todos os assuntos

Não existe superficialidade com você, porque qualquer tema te leva em uma viagem profunda para o seu interior. Uma pesquisa realizada em 2019 mostrou que isso é perceptível em pessoas altamente sensíveis desde a infância.

Comumente, esses indivíduos costumam se mostrar ao mundo como tímidos ou introvertidos. Na realidade, estão somente imersos em seus interiores e satisfeitos com esse estado de conexão.

Devido a essa característica, quem é altamente sensível não se importa de passar horas lendo um livro e aproveita bem a própria companhia. Nas conversas, sempre tem uma perspectiva mais filosófica e densa sobre tudo.

continua depois da publicidade

Apesar disso ser uma grande qualidade, os cientistas estimam que a busca constante por significado nas coisas pode ser opressora e até estressante. Neste caso, o desafio é encontrar um equilíbrio.

3. Você é muito empático

Um dos principais aspectos da sensibilidade é o alto grau de empatia e um profundo senso de compreensão sobre as emoções alheias. Como estão sempre em reflexão, tendem a ter um nível de autoconhecimento mais avançado.

Em uma pesquisa realizada por psicólogos de diversas universidades, foi analisado porque as pessoas altamente sensíveis são afetadas com facilidade pelo humor de outras pessoas. Os resultados estão relacionados com a empatia.

Em todas as condições apresentadas no estudo, os indivíduos altamente sensíveis tiveram maior atividade cerebral nas áreas associadas com consciência, empatia e conexão pessoal. Portanto, há uma resposta natural e orgânica.

continua depois da publicidade

Ao serem expostos a imagens de pessoas felizes, as regiões cerebrais que reagiram estão associadas aos sentimentos de solidariedade e compreensão. Isso significa que são mais reativos aos sentimentos das pessoas.

4. Você sempre quer fazer com que as pessoas se sintam confortáveis

Para além do senso de empatia, as pessoas altamente sensíveis são muito atentas aos seus relacionamentos e pessoas próximas. Ainda que não te conheçam, sempre vão se esforçar para que você fique confortável.

No entanto, essa característica não está relacionada a você, porque é um mecanismo para criar segurança pessoa. Em outras palavras, ao assegurar o seu conforto, a pessoa altamente sensível também está garantindo o próprio conforto.

Uma pesquisa feita em 2018 mostra que essa busca constante por harmonia é um mecanismo de defesa. Ao controlar o ambiente e as pessoas, os indivíduos mais sensíveis conseguem reduzir os estímulos excessivos e estresse.

continua depois da publicidade

De um ponto de vista biológico, e também sociológico, é um instrumento de adaptação para aumentar os próprios sentimentos de segurança. Isso acontece principalmente diante de desconhecidos e situações sociais novas.

Leia também

Concursos em sua
cidade