Existem algumas palavras na Língua Portuguesa que conseguem confundir até os melhores apreciadores da gramática. Um ótimo exemplo envolve duas palavras que têm pronúncia igual, mas significados diferentes: você sabe, então, o que significa senso? E censo? Qual é a diferença entre um termo e outro?
O que significa Censo?
A palavra “censo”, iniciada com a letra C, é aquela que usamos para falar a respeito de algum tipo de recenseamento demográfico. O censo é, portanto, um levantamento importante de dados populacionais, a fim de traçar o perfil socioeconômico de determinada região. No Brasil, estamos acostumados com o Censo do IBGE.
Veja alguns exemplos de orações com a palavra “censo”:
- No próximo censo, a população deverá responder mais perguntas em relação à realidade econômica de cada família.
- De acordo com o censo de 2010, podemos perceber o aumento da escolaridade naquela região se compararmos com dados anteriores.
O que significa Senso?
Bem diferente do termo anterior, a palavra “senso”, iniciada com a letra S, pode ser compreendida como um sinônimo de termos como juízo, raciocínio, discernimento, entendimento. A palavra também é usada para dizer de alguém que tem sensatez e prudência. Veja alguns exemplos de uso:
- É preciso ter bom senso na hora de escolher um namorado.
- Aquele homem não tem qualquer senso de humor.
- Se você tiver um pouco de senso, vai preferir ficar em casa.
Termos homófonos
A título de curiosidade, vale lembrar que palavras como “senso” e “censo”, que têm pronúncia igual e escrita bastante semelhante, são classificadas como palavras homófonas. Caso você se depare com essa classificação em alguma prova ou concurso um dia, lembre-se de que homófonos têm som igual, mas grafia e significados distintos.