Você certamente já passou por isso: ao finalizar um trabalho ou precisar enviar algum arquivo por e-mail, ao digitar a mensagem e o aviso de que o documento está anexado na mensagem, a dúvida do “segue anexo” ou “segue em anexo” surgiu. E afinal, qual seria a forma certa de escrever o termo?
O problema é mais comum do que se imagina, mas pode ser mais sério em alguns casos. Por exemplo, ao enviar um currículo para o emprego dos sonhos ou um trabalho acadêmico importante, o medo de perder a vaga ou de sofrer as consequências por conta do erro gramatical pode ser grandioso. Mesmo assim, existe uma solução para tudo, e entender qual é a versão correta entre as duas possibilidades é simples.
Desse modo, para sanar essa dúvida de uma vez por todas, confira abaixo qual a forma certa de escrever a expressão, e descubra se o correto seria “segue anexo” ou “segue em anexo”.
Segue anexo ou segue em anexo? Versão correta da expressão
Para quem já ficou em pânico por conta da dúvida entre as duas versões, já pode ficar tranquilo: ambas estão corretas, e podem ser utilizadas para indicar arquivos que serão enviados por um endereço de e-mail. Contudo, o mais recomendado entre os dois é “segue anexo”, e o uso da preposição “em” deve ser evitado na linguagem jurídica.
Mesmo que o uso dos dois seja permitido, existem ainda algumas diferenças entre ambos. Confira:
Segue anexo
A expressão segue anexo possui dois elementos, onde a função da palavra “anexo” é de adjetivo. Desse modo, informa que o que será enviado está anexo a algo. No caso de sinônimos, é possível pensar em algo que está incorporado ou incluso.
Adjetivos podem aceitar a flexão em gênero (feminino e masculino) ou em número (singular ou plural). Isso significa que nessa expressão em específico, “anexo” vai concordar com o que o emissor da mensagem se refere. Caso o referente esteja no masculino e no singular, como é indicado, “anexo” deve concordar com tais formas. Confira exemplos:
- “O arquivo segue anexo no e-mail” (singular, masculino).
- “A fotografia que solicitou segue anexa” (singular, feminino).
- “As cartas seguem anexas” (plural, feminino).
- “Os erros seguem anexos ao e-mail” (plural, masculino).
Segue em anexo
Já no caso da expressão segue em anexo, o termo “anexo” cumpre a função de substantivo, sendo então invariável. O sentido da frase é diferente, referindo-se ao fato de que aquilo que será enviado está contido dentro do anexo. Ao enviar uma pasta com fotos, por exemplo, o anexo será a pasta, e o que estará dentro dele são as fotos. Assim, a frase seria “as fotos seguem em anexo”. Veja mais exemplos:
- Mais informações sobre o caso seguem em anexo.
- Seguem em anexo os dados necessários para resolver o problema.
- Segue em anexo o documento solicitado semana passada.
É possível caracterizar a junção “em anexo” como uma locução adverbial de lugar. A preposição “em”, por exemplo, pode ser substituída pela contração do “em” com artigos, como “num” (em+um) e “no” (em+o). Entenda:
- Seguem no anexo os dados necessários para resolver o problema.
- Mais informações sobre o caso seguem num anexo.