Os segredos da linguagem corporal são fáceis de ser compreendidos, na maioria das vezes. A questão é que os sinais que o nosso corpo dá em determinadas situações podem ser mais poderosos do que as palavras. Muitas vezes, tentamos passar uma impressão diferente daquela que estamos sentindo por meio da fala, mas dificilmente conseguimos disfarçar aquilo que o corpo está começando a sentir. Mas você sabia que a sua postura pode revelar muito sobre as sensações sentidas em alguns momentos?
Elaboramos esta matéria que vai te mostrar os segredos da linguagem corporal. Saiba o que sua postura revela sobre você e a natureza humana, de uma forma geral. Afinal de contas, os sinais que o nosso corpo transmite também são uma excelente maneira de desenvolver o autoconhecimento. Por isso, continue a leitura até o fim para conhecer quais são os principais comportamentos clássicos e o que cada um deles significa nas entrelinhas.
Segredos da linguagem corporal
Mãos na cintura
É bastante provável que você já tenha visto uma pessoa nessa postura, certo? As mãos na cintura indicam falta de paciência e pressa para resolver algo que ainda está pendente. Geralmente, as pessoas usam esse recurso para chamar a atenção alheia e mostrar a importância do assunto que precisa ser abordado. Se você já adotou esse tipo de comportamento, com certeza estava envolvido em uma situação que o deixou impaciente.
Olhar desfocado
Outros dos segredos da linguagem corporal é esse. O olhar desfocado pode revelar confusão mental ou uma completa falta de interesse naquilo que está sendo dito ou apresentado, seja para você ou para um grupo de pessoas. Além disso, esse tipo de atitude também pode ser um clássico sinal de insegurança quando alguém está falando em público algo que seja importante ou de interesse da maioria. Trata-se de uma maneira que o corpo encontrou para aliviar aquela pressão de ser o centro das atenções.
Segredos da linguagem corporal: Olhar fixo
O olhar fixo pode denotar vários tipos de sensações. O mais importante, nesse caso, é analisar para onde a pessoa está olhando fixamente. Se o olhar estiver voltado para baixo, pode demonstrar vergonha, desânimo ou tristeza. Aquele olhar fixo dentro dos olhos da outra pessoa pode remeter a algo positivo, desde que seja sem exageros ou insinuações. Na verdade, pode remeter a busca por uma maior atenção ou uma conexão emocional mais intensa com o outro.
Mão tapando a boca
Mais um dos segredos da linguagem corporal. A mão tapando a boca pode indicar que a pessoa não está sendo sincera ou que está insegura a respeito daquilo que está falando. Esse é um sinal de que o nosso inconsciente está tentando impedir que as palavras saiam da nossa boca, independentemente dos motivos. Se você já se comportou dessa maneira, provavelmente estava inseguro na hora da fala.
Testa contraída
Viu como os segredos da linguagem corporal são interessantes? Imagine a seguinte situação: você está conversando com um amigo e, de repente, ele enruga a testa. Isso pode indicar tensão, dúvida e até mesmo um nervosismo repentino com algo. É claro que tudo depende do assunto, situação ou contexto de que ambos estão inseridos, mas enrugar a testa está bem longe de ser um sinal positivo.
Lábios comprimidos
De uma certa forma, essa linguagem corporal remete aos mesmos sinais enviados pela mão na boca. Ou seja, a pessoa está tentando evitar dizer algo. Mas nesse caso, não remete que ela esteja faltando com a verdade, mas sim de não se comprometer ao emitir uma opinião contrária ou polêmica demais, o que pode causar conflitos.
Segredos da linguagem corporal: Postura neutra
Como o próprio nome faz menção, esse tipo de comportamento nos passa a ideia de que a pessoa está totalmente imparcial sobre o assunto discutido ou uma situação vivenciada naquele momento. Ou seja, ela está isenta de qualquer tipo de julgamento que possa comprometê-la. Braços livres e soltos ao lado do corpo podem transmitir a sensação de total neutralidade.
Pernas cruzadas
Você sabia que a posição das suas pernas também diz muito sobre aquilo que está sentindo? É verdade. Quando elas estão cruzadas, geralmente demonstram que a pessoa tem firmeza e confiança nas palavras. Em contrapartida, pernas cruzadas o tempo todo também pode indicar falta de interesse ou pouca abertura para estabelecer um diálogo saudável.
Braços cruzados
Finalmente, o último dos segredos da linguagem corporal. Quando alguém está de braços cruzados pode revelar um comportamento pacificador. Ou seja, a pessoa que está nessa posição não quer saber de brigas e muito menos de discussões acaloradas com ninguém. Trata-se de um recurso amplamente usado para que nos sintamos mais à vontade em situações desconfortáveis, estressantes ou tensas, independentemente dos motivos.
E aí, qual dos segredos da linguagem corporal você ainda não conhecia? O fato é que o nosso corpo sempre dá sinais de que algo não está bem ou que uma situação está desfavorável. Fique atento a eles.