Você provavelmente já deve ter reparado naqueles tênis suspensos em fios de poste. A primeira pergunta que vem à sua cabeça é só uma: como a pessoa conseguiu colocar o calçado lá em cima? É, de fato, uma habilidade de coordenação que poucos possuem – ainda bem.
Mas viemos responder um questionamento que é tão feito quanto esse: afinal de contas, qual é o motivo por trás dessa prática? Sabemos que existem alguns mitos e teorias da conspiração que circundam o enigma. E já podemos adiantar que um deles realmente procede.
Vamos explicar mais detalhes no decorrer da matéria. Aproveite a visita e não deixe de explorar outras curiosidades respondidas que já publicamos no site. Também temos pautas voltadas aos concurseiros, como regras de gramática e notícias de concursos abertos no país.
Por que as pessoas colocam tênis em fios de poste?
Pelo incrível que pareça, a prática, que é considerada com infração, é comum em diversos lugares do mundo, não apenas no Brasil. E existem diversas explicações para a atitude. Uma delas está ligada ao preceito que já conhecíamos antes: marcação de local para venda de ilícitos.
Mas não há consenso, para começo de conversa. De acordo com o portal Reader’s Digest, um chefe de polícia de Prichard, no Alabama/EUA, explicou que o tênis em fios de poste seria um sinal de que a região estaria aberta para “negócios”. Já outros dizem que é uma lenda urbana.
Também existe a teoria de que, além da venda de drogas, a marcação também revela que o local está “marcado” por uma gangue em específico. Seria uma forma de comunicação entre pessoas mal-intencionadas, digamos assim. A tese também não foi comprovada.
Mas olha só: nem só de significados ruins vive esse prática. Alguns argumentam que a prática também pode denotar que alguém importante faleceu, servindo como uma espécie de memorial para relembrar a relevância que a pessoa teve para amigos, familiares e parceiros.
Seria uma forma simbólica de dizer que o falecido está, naquele momento, sendo encaminhado para o céu/paraíso. Além do mais, algumas localidades pelo mundo afora usam da prática para marcar uma celebração ou momento importante, como o fim do ano letivo.
Isso sem falar nas ocasionalidades relacionadas com o tênis suspenso nos fios. É possível que, mesmo sem querer, jovens travessos brinquem com os tênis, jogando-os para o alto. Acontece que, volta e meio, um ou outro pode ficar preso nos fios – de maneira intencional ou não.
Perceba as teorias são inúmeras e eu poderia ficar mais tempo comentando sobre cada uma delas. Um fato interesse de perceber é que, dependendo da cidade ou estado, a percepção sobre a prática e seu significado muda. É a cultura moldando comportamentos inusitados.