Se você ver isto na sua casa, NÃO ENCOSTE

Fofa, curiosa e um verdadeiro perigo: a lagarta-cachorrinho pode até encantar por sua aparência, mas deve ser mantida à distância. Se você ver esse animal em sua casa, não encoste. Entenda o motivo abaixo.

Uma notícia sobre um curioso bichinho bombou na internet alguns anos atrás. Encontrada em Santa Catarina, a famosa “lagarta cachorrinho” surpreendeu muitos por conta de sua aparência: a espécie possui várias cerdas por seu corpo, com um aspecto visual parecido com os pelos de cachorro. Tal detalhe faz com que muitas pessoas queiram tocar no bicho, mas é preciso tomar cuidado: ao avistá-lo em casa, não encoste de forma alguma.

continua depois da publicidade

Apesar de sua aparência curiosa, a lagarta cachorrinho pode representar um verdadeiro perigo para os seres humanos. Para entender melhor, confira abaixo o motivo pelo qual se aproximar muito delas pode não ser uma boa ideia.

Se você ver essa lagarta em casa, não encoste: entenda o motivo

Leia também

Também conhecido como lagarta-gatinho, lagarta-lobo ou taturana-ursinho, esse bichinho de aparência macia ao toque representa um grande risco aos seres humanos. A espécie é fácil de identificar: a Podalia orsilochus pertence à família Megalopygidae e, como informado anteriormente, o nome popular foi dado por conta das cerdas que envolvem o corpo, parecendo o pelo de cachorro. A coloração, por sua vez, é puxada para o marrom.

É importante não se enganar por sua “fofura”. Esse é um animal peçonhento, e apenas encostar nele é o suficiente para se ferir. Afinal, as toxinas estão nas cerdas da lagarta e os pelos podem causar a sensação de queimação na pele, provocando dor e inchaço.

continua depois da publicidade

A lagarta-cachorrinho é a fase larval das espécies de mariposa do gênero Podalia. É possível encontrá-la em várias partes do país, especialmente no Sul, normalmente em áreas de Mata Atlântica. Quando adultas, elas fazem um papel polinizador, sendo mariposas noturnas essenciais para manter o equilíbrio dos ecossistemas. Em sua fase adulta, não representam risco, já que perdem as cerdas do corpo.

A queimadura da lagarta

Apesar da sensação do contato com as cerdas da lagarta-cachorrinho ser semelhante à de queimação, ela não causa exatamente uma queimadura. Quando a pele humana encosta nos pelos, o indivíduo sente uma dor intensa no local, que pode até mesmo se espalhar para outras regiões do corpo, causando dor de cabeça, irritação nos olhos e náusea.

continua depois da publicidade

Ao encostar nela, o tratamento deve ser imediato e feito por um médico. Mesmo com sintomas leves ainda pode haver complicações, e o indicado é lavar o local em água corrente ou água gelada e sabão. Logo em seguida, a vítima deve ser levada a um posto de saúde para que os sistemas sejam monitorados e tratados.

Leia também

Concursos em sua
cidade